Concurso do Estado de São Paulo, Professores, Exemplo de uma videoaula na prática

Escolhi um tema de Educação Física que seja uma aula expositiva, levando em consideração que as habilidades a serem trabalhadas remetem, mesmo, a uma aula mais conceitual e teórica, é sabido que a disciplina de Educação Física tem muito mais conteúdo prático que teórico, então eu escolhi o seguinte:
Escolhi um tema de Educação Física que seja uma aula expositiva, levando em consideração que as habilidades a serem trabalhadas remetem, mesmo, a uma aula mais conceitual e teórica, é sabido que a disciplina de Educação Física tem muito mais conteúdo prático que teórico, então eu escolhi o seguinte:

A unidade temática é Esportes, o ano/clico que vamos trabalhar é o 5º Ano do Ensino Fundamental, é um público na faixa de 10 a 11 anos, a habilidade a ser trabalhada é: “Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional de comunitária/lazer) Objeto de conhecimento: “Esportes de campo e taco, de rede ou parede”
A primeira coisa a ser feita é um planejamento de aula, você pode observar que o principal intuito da habilidade é propiciar aos alunos o entendimento do que é jogo e do que é esporte, e também observar alguns esportes profissionais como são modificadas as regras na comunidade, ou seja, é preciso primeiramente trazer a aula o conceito de jogo e esporte e depois pegar uns dois exemplos de esportes que são praticados como jogo no lazer, na comunidade.
É preciso, antes de mais nada, pesquisar a diferença entre jogo e esporte, vale observar o que Paulo Freire já nos orientava: “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino, continuo buscando, procurando. Paulo Freire”, então precisamos fazer as devidas pesquisas antes de ministrar a aula, a pesquisa é importante até mesmo para os professores experientes.
Eu fiz uma pesquisa e anotei os principais pontos:
Qual a diferença entre jogo e esporte?
A principal diferença entre jogo e esporte está nos objetivos e regras. O jogo é uma atividade recreativa e suas regras podem ser criadas ou modificadas pelos próprios participantes.
O esporte é uma atividade física institucionalizada, com objetivos lúdicos ou profissionais, e que possui regras definidas por instituições regulamentadoras.
O que é jogo?
Jogos são atividades, físicas ou não, realizadas como forma de entretenimento. Suas regras podem ser criadas e modificadas pelos próprios jogadores, e podem existir competições, mas estas não são sistematizadas.
O que é esporte?
Esportes são atividades sistematizadas realizadas com fins competitivos e que possuem regras predefinidas por instituições reguladoras.
A maioria dos esportes estão relacionados à atividade física, como futebol, corrida e basquete, mas há algumas exceções, como o xadrez, que também é considerado um esporte.
Pronto! Já relembramos a diferença entre esporte e jogo, só precisamos organizar como vamos falar isso aos alunos, vale observar que são crianças entre 10 e 11 anos, então a linguagem tem que ser simples e objetiva, não vamos utilizar palavras rebuscadas e nem termos que possam deixar o entendimento deles dúbio.
Agora precisamos de dois exemplos de esportes que atualmente são lazer na comunidade, para dialogar com o esporte do Críquete podemos usar o jogo taco, pois o jogo de taco tem origem no Críquete, enquanto um é esporte o outro é jogo. É preciso observar que o Críquete é um esporte regularizado pela Confederação Brasileira de Cricket (CBC), ele possui regras fixas, como são complexas as regras vamos simplificar podemos dizer que o jogo é de duas equipes, de 11 jogadores, que vão se enfrentar. O jogo vai ser sempre feito em um campo com amplo espaço aberto. Os jogos vão ser sempre disputados dentro de um campo que tenha o formato oval. Também é necessário que exista um “corredor” no centro desse campo, é necessário ter uma casinha de madeira.
No jogo de taco essa casinha de madeira pode ser uma lata, garrafa pet ou até mesmo cones. Em contrapartida o taco pode ser jogado por apenas 2 jogadores de cada lado e as regras não são oficiais, as regras são combinadas entre as equipes.
As imagens que podemos usar durante a explicação são:

Críquete Profissional, podemos observar aos alunos todo a aparato de segurança usado, a arquibancada ao fundo, a casinha feita de madeira, observar que o esporte não pode ter uma lata no lugar dessa casinha.

Crianças jogando taco na rua, não há equipamento de segurança e no lugar da casinha colocaram garrafa Pet. A bola utilizada é uma de tênis, mas poderia ser de beisebol também.
O segundo exemplo podemos pegar um esporte muito mais conhecido, o voleibol, e podemos enfatizar a mesma ideia, que o vôlei tradicional como esporte tem regras fixas e é regulamentado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), para jogar o esporte voleibol é necessário que seja em uma quadra dividida em duas partes por uma rede e possuir duas equipes de seis jogadores em cada lado. É importante enfatizar que não precisa especificamente de uma quadra dentro de um ginásio para a prática do vôlei, podemos jogar o vôlei na rua, através de adaptações, nesse momento da explicação é interessante mostrar as imagens para os alunos associarem.
Podemos usar as seguintes imagens:

Voleibol adaptado na rua, nesta imagem houve suporte por parte da Prefeitura de Louveira.

A imagem de uma partida de vôlei profissional, observar que é em uma quadra, dentro de um ginásio com arquibancada e todo o suporte necessário.
Como será a aula
No Quadro branco colocaremos o título da aula como “Diferença entre esporte e jogo”, caso a Vunesp tivesse colocado como tema o que consta na habilidade EF05EF06 já pelo título seria identificado, pois na essência essa habilidade pretende promover o entendimento por parte do aluno que são coisas diferentes, e o título “Diferença entre esporte e jogo” já basta para a banca organizadora saber que se trata dessa habilidade.
Começaremos dando um “olá turma” ou “boa tarde turma”, em fim, as boas vindas deve ser feita como se professor e estudante já se conhecessem, pois mesmo no edital do concurso, os temas propostos dizem respeito a metade de ano letivo, ou seja, a apresentação do professor é dispensada, porquanto a turma já conhece o docente. Após as boas vindas já partiremos explicando o que vamos trabalhar na aula, já devemos falar o assim “hoje vamos entender a diferença entre esporte e jogo”, é sempre importante iniciar falando o que será trabalhado na aula até para que os alunos comecem a fazer associações, como não temos um tempo grande para trabalhar, aconselho dispensar as perguntas de sondagem e contextualização, uma pelo tempo 5 a 7 minutos e outra que como é uma simulação não teremos alguém respondendo do outro lado, aí um esforço muito grande para ficarmos imaginando as possíveis respostas.
Após falar sobre o que vamos trabalhar na aula já começamos explicando a diferença entre esporte e jogo, vale observar que o esporte é uma competição de alto de rendimento o principal objetivo é vencer a todo custo, já o jogo o objetivo é a diversão. Ademais, devemos observar que o jogo tão regras fixas e é totalmente organizadora por confederações como a CBF, CBV entre outras…
Podemos então começar a falar do críquete, o trazendo como um esporte e não um jogo, pois o críquete é um esporte profissional, ele tem suas origens na Europa, mais precisamente na Inglaterra, que é um esporte cheio de regras como precisa ter 11 jogadores de cada lado e tem que ser jogado em um campo com amplo espaço, que a casinha a ser derrubada é feita de madeira e tem características peculiares do esporte, não pode ser uma lata, por exemplo. Mostrar a imagem do críquete.
Depois comentar que o Críquete é parecido com um jogo muito comum no Brasil que provavelmente as crianças já brincaram, que é o jogo de taco. Podemos mostrar a imagem do jogo de taco e comentar a respeito das possíveis regras, caso você mesmo tenha experiência da infância com o jogo de taco é interessante compartilhar com a turma.
Após essa primeira passagem é hora de ir para a explicação mais tranquila, que é a do vôlei, sem muitos segredos repetimos a mesma estratégia pedagógica, trazemos o voleibol para aula como um esporte que possui regras que não podem ser alteradas, que o vôlei é regulado e organizado pela CBV, e mostrar a imagem do esporte. Fazer os comentários com suporte da imagem, tais como uma quadra e um ginásio com plateia, inclusive que o ginásio passa por vistoria da CBV e etc.
Partimos para o comentário que é possível jogar vôlei na rua, que aí não é o esporte em si, o voleibol, mas sim um vôlei recreativo, uma brincadeira e que as regras podem ser feitas pelas pessoas que vão jogar, e mostramos a imagem da meninas jogando na rua.
Depois disso vamos para a conclusão do vídeo, basta retomar as ideias falando que temos o críquete que é esporte, taco que é jogo, voleibol como esporte e o vôlei de rua como jogo. É interessante durante a aula fazer algumas anotações no quadro branco para a visualização das crianças, pois o registro também é suporte pedagógico. Essa aula, da maneira que estamos trabalhando provavelmente termina entre 6min00 a 6min40, ou seja, dentro do que a banca organizadora espera para a prova prática, vale observar que é resumão mesmo a aula.
Abaixo a aula como ficou:
Uma observação: coloquei temporizador para você ter noção do tempo, NÃO É PARA COLOCAR TEMPORIZADOR no seu vídeo, manda ele sem alterações, só corta o início e o final dele para não ficar grande demais e com parte sem conteúdo.
Se houver a possibilidade, em breve, poderemos trabalhar mais alguma videoaula.