Concurso Público Professores do Estado de São Paulo 2023, concurso bom para passar!
O Concurso Público para Professores do Estado de São Paulo tem uma característica avaliativa que privilegia à aprovação dos candidatos, não é um concurso público feito para eliminar o máximo de candidatos possível, vamos analisar o porquê:
Começando pela prova objetiva o Professor será habilitado se não zerar em nenhum dos dois módulos (conhecimentos gerais e conhecimentos específicos), e será habilitado para a próxima fase aquele que acertar pelos menos 6 questões e não zerar, no caso 6 questões de 30, o que são 20% de aproveitamento, e convenhamos nestas condições haverá pouca eliminação nessa primeira fase.
Será considerado habilitado, na prova objetiva, o candidato que obtiver nota igual ou superior a 6 e não zerar em nenhum dos componentes dessa prova (conhecimentos gerais e conhecimentos específicos).
Os candidatos habilitados na prova objetiva, permanecem concorrendo às próximas etapas do atual Concurso Público.
Quero fazer uma observação, alguns Youtubers estão falando que a prova prática vale mais pontos que o restante da prova, não é verdade, a prova prática tem a segunda maior nota, a primeira maior nota é a prova objetiva, ela vale 100 pontos e não 30 pontos como as pessoas estão confundindo, vejamos:
Essa é a fórmula que consta no edital desse concurso, suponhamos que a pessoa acertou 18 questões, então se a gente for usar a fórmula vai ficar assim:
NP = 18*100/30
NP = 1800/30
NP= 60
Se a pessoa não zerou em nenhum módulo e acertou 6, fica assim:
NP = 6*100/30
NP = 600/30
NP= 20
Pelo menos se formos usar a fórmula o que constará na nota será isso, então no meu entender a nota da prova objetiva vale mais que o restante da prova.
Então está certo, a prova objetiva será fácil para aprovar, o restante? Após a prova objetiva a segunda fase é a prova discursiva, aqui tratamos como segunda fase, mas a prova discursiva será no mesmo dia da prova objetiva. A prova discursiva será avaliada da seguinte maneira:
DA PROVA DISCURSIVA
1. A prova discursiva será avaliada na escala de 0 a 10 pontos.
2. Será considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 3 pontos.
3. Os candidatos habilitados na prova discursiva, permanecem concorrendo às próximas etapas do atual Concurso Público.
Serão duas questões e você precisa tirar 3 pontos para passar, respondendo as duas questões com um português culto e gramaticalmente correto pode considerar que dois pontos já foram garantidos, e se responder o que a banca está perguntando, mesmo com algumas ausências de conteúdos é garantida a aprovação, vejamos:
A prova discursiva – visa avaliar os conhecimentos necessários ao desempenho pleno das atribuições do candidato ao respectivo cargo, além de considerar sua capacidade de leitura, de interpretação e de escrita, na forma culta da língua portuguesa.
Para conseguir ter sucesso na prova discursiva eu fiz um curso da Prova discursiva para Educação Física, mas serve para outros cargos, pois como serão duas questões provavelmente a primeira questão será geral, ou seja, para todos os cargos uma questão será igual, essa é nossa aposta. O curso custa, apenas, R$ 50,00 e está disponível na Hotmart:
Então, se formos avaliar a prova discursiva não está difícil de passar, precisamos de 30% de aproveitamento para avançar e fazendo o estudo adequado do currículo paulista é possível passar com tranquilidade.
A terceira fase é a fase da videoaula, que não é a maior nota, mas é a segunda maior, esse concurso público pode atingir o máximo de nota em 170 pontos, sendo:
100 máximo da objetiva – 59%
40 máximo da prova prática – 23%
20 máximo dos títulos – 12%
10 máximo da prova discursiva – 6%
Então a prova prática vale 23% da nota geral do concurso, já a objetiva 59% da nota geral. Por isso a objetiva e prova prática merecem atenção máximo, representam 82% da nota total.
Na prova prática você precisa tirar nota 10 de 40, então é um desempenho de 25% nessa parte da prova, no critério de avaliação serão levados em consideração quatro aspectos:
INTRODUÇÃO/CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS, APROFUNDAMENTO E CONCLUSÃO DA AULA
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS/DIGITAIS
LINGUAGEM, TOM DE VOZ E EXPRESSÕES FACIAIS / CORPORAIS
GESTÃO DO TEMPO
Pelo o que observei o critério de avaliação em cada dimensão será:
10 – boa
5 – razoável
0 – ruim
Pois há três partes da avaliação, a não ser que a VUNESP seja muito legal e faça o seguinte:
10 – Boa
6 – razoável
2 – ruim
Porém de qualquer maneira tem o meio termo na avaliação deles, o que dá a entender que se a pessoa fizer uma prova prática mais ou menos e sem nenhuma ação que o faço zerar na prova, ela passa. Vamos relembrar como não zerar:
Comprovada, em qualquer tempo, plágio ou irregularidade ou ilegalidade da videoaula, o candidato terá anulada a respectiva pontuação e esse será eliminado do Concurso.
Será atribuída nota zero à prova prática que:
a) fugir do tema proposto no Estudo de Caso ou acrescentar informações ou situações não previstas na proposta;
b) não sintetizar e expressar, de forma prática e clara, a ação desenvolvida, compatíveis com o Currículo Paulista;
c)não apresentar o candidato na gravação durante todo o tempo do vídeo;
d) apresentar baixa qualidade de imagem e áudio, estiver incompleto ou com imagem ou áudio danificados;
e) for constituída de vídeo com duração inferior ao mínimo de 5 (cinco) minutos;
f)não atender ao formato e/ou especificações determinadas neste Edital.
Não serão avaliadas as videoaulas ilegíveis ou provenientes de arquivos corrompidos.
E por fim a prova de títulos que não é obrigatória, pois visa apenas melhorar a classificação do candidato. Ela vale o máximo de 20 pontos, sendo 10 em títulos, e 10 em experiência com docência.
Diante do exposto podemos confirmar que esse concurso público está bom para passar, é a grande oportunidade a quem sonha em trabalhar nas escolas estaduais, e ainda mais importante chances às pessoas que moram no interior de São Paulo, pois é sabido que nessas regiões as oportunidades de trabalho são raras.
Espero que a postagem a tenha deixado animada(o) para estudar para esse concurso público, a prova está próxima, dia 06 de agosto, bons estudos!