Concurso Professores do Estado, possível afrouxamento das videoaulas…
O Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo a APEOESP fez uma reunião com a SEDUC durante a semana. Vários assuntos foram pauta do encontro, porém o que chama a atenção para o Concurso Público de Professores é o possível relaxamento ou afrouxamento na avaliação da videoaula.
Na página 6 o texto que se segue:
“A APEOESP apresentou à SEDUC, novamente, a solicitação para que seja revista a videoaula como fator de avaliação e classificação no recente concurso de professores da rede estadual de ensino. O Secretário Executivo informou que acatou os argumentos da APEOESP em relação à severidade da avaliação deste fator, que provocou sérias injustiças e prejuízos aos professores, e que a SEDUC oficiou à VUNESP para que haja avaliação dessa prova segundo os critérios entendidos adequados, e não pela maneira que a avaliação se deu.”
Pelo o que podemos inferir o Secretário de Educação Renato Feder oficiou a VUNESP para que haja um critério “adequado” de avaliação, o que nós entendemos como afrouxamento ou relaxamento dessas avaliações, nos grupos chegou-se a comentar em dar 40 pontos para todos, porém eu, particularmente, entendo que vão dar um jeito de aprovar quem foi zerado, talvez com a nota mínima, com metade da nota, ou até mesmo com uma retificação no edital do concurso tornando a prova prática videoaula como classificatória e eliminatória como acontece com a prova de títulos, deixando assim um candidato mesmo com 0,00 de nota na prova prática classificado no concurso público.
Estarei de olho nas próximas publicações e etapas desse concurso público, inevitavelmente saberemos no dia 29/11 que fim deu toda essa discussão, até porque é a data limite que o Governo do Estado deu para a VUNESP emitir o resultado geral e por Diretoria de Ensino.
Segue abaixo o jornal do Sindicato com a notícia, esse jornal foi emitido no dia 01/11:
Anônimo
Meu video teve 5:12min formato mp4, e fui zerado nos itens tempo e formato, como isso se estava nos criterios?
Anônimo
Com certeza zeraram na video aula , pque não leu o edital , confiaram na pratica deles de anos,não foram humildes! Eu me formei ano passado em matemática me inscrevi e tirei nota máxima, pque me dediquei ! Li e reli por várias vezes o edital e gracei mais de 10 vezes ate ficar bom!
Anônimo
Tem que ser revisto mesmo.Conheço pedimos professores que foram aprovados pq pq pagaram para que outras pessoas montassem a vídeo aula😠
Anônimo
Você se considera a melhor, sabe o porquê de centenas de pessoas terem zerado seguindo todos os critérios? Se não faz parte da banca então não julgue.
Anônimo
Fiz exatamente tudo isso… Não tive férias para garantir minha total atuação e energia nisto. Meu vídeo cumpriu os requisitos do edital e tbm fui zerado. Então antes de julgar, viva como um professor e sinta essa realidade. Muitos recursos estão coesos perante as exigências do edital.
Anônimo
se está no Edital, tem que ser validada sim …
Anônimo
Li o edital segui passo a passo as orientações e tirei nota máxima, não acredito que uma banca, renomada igual a VUNESP, foi seletiva na hora da avaliação. Era muito importante ler o Edital na íntegra e seguir as orientações ali contidas.
Anônimo
Eu identifiquei a incompetência da banca da Vunesp por ter falado que meu vídeo-aula durou menos que 5 mn por isso q tirei zero porém eu mandei um vídeo que durou 7 mn e alguns segundos ainda . Se fosse por não respeitar o formato eu aceitaria mas não por informação difamatória.
Anônimo
Pois é Anônimo, faltou interpretação de texto de sua parte, pois ESTAVA ESCRITO que era entre 5 min e 7 min. O seja: Menor que 5 e maior que 7 SERIA REPROVADO! Eu mesma EDITEI o meu pra caber em menos de 6 min, e fui penalizada por editar, pq teria q SER SEM EDIÇÃO! Porém NÃO ZEREI!
Anônimo
O fato de ter o vídeo zerado não significa que não é um bom Professor, depende muito de celular e dos recursos tecnológicos que possue e também de quem corrigiu esses vídeos, afinal um YouTube pode tirar um 4 vídeo sem ser Professor.
Anônimo
As vídeoaulas devem ser revistas pela banca, pois muitos(as) de nós, docentes, que nos dedicamos em produzir o melhor vídeo possível, ficamos totalmente prejudicados(as) por falta de uma análise mais criteriosa desses(as) líderes educacionais.
Creio que o Deus justo fará justiça!
Anônimo
Calma pessoal! Quanto desespero!
Anônimo
A maioria sabe tudo sobre vídeo aula mas DESCONHECE como escreve a dimensão para minutos e segundos, mesmo o recém formado que acha que sabe alguma coisa
Anônimo
Os comentários aqui demonstram o motivo da categoria de professores estaduais é uma bosta. Existem no estado de SP mais de 100 mil professores categoria O, e o edital lançou apenas 15 mil vagas e os professores aqui no comentário tratando os colegas como se fossem concorrência e querendo que eles “se fodam” mesmo por ter zerado a video-aula… “ai seria injusto mimimimi…”. Meu querido, injusto com o quê? Vc vai se efetivar numa rede horrível, (pois sabemos que a rede estadual é terrível com o professor), que não tem professores na escola, ou seja… Sabe o que vc vai fazer aos montes?! Substituir! Vai ganhar um salário merreca trabalhando 40h e depois você mesmo não irá suportar e vai querer ir para uma prefeitura que paga mais e ainda nem vai precisar apresentar prova prática… Ou seja, deixa de ser cricri, sua aprovação você já tem e você vai assumir turma.
Anônimo
Mais triste do que os colegas reprovados no vídeo são os inúmeros erros de português nos comentários!
Anônimo
Acredito que a pessoa que se sente injustiçada deve impor recurso, agora dar nota de graça aí é palhaçada.
Anônimo
Alguns comentários só demonstram a desunião de classe ,tem professores com mais de dez anos em atividades ,excelentes professores e firamm desclassificados simplesmente por um vídeo que tem durabilidade de no máximo 7mn , para mim e um tempo insignificante para tal avaliação deveria ser pelo menos os 45 mn de uma aula, aí sim teria como avaliar o desenvolvimento do profissional .Palhaçadaaaa
Anônimo
Existe casos e casos, pode ser erros do sistema, erros das bancas examinadoras. Mas acredito q foi tbem por falta de experiência com a tecnologia por alguns…
Anônimo
Quem tirou 0, deveria ficar no cadastro reserva, infelizmente não devem ter lido o Edital.
Anônimo
Eu postei meu vídeo e dias depois vi que o vídeo não rodava estava uma tela preta, liguei na Vunesp, a atendente me instruiu a mudar a confiança do formato do vídeo, assim fiz e graças a Deus tirei a nota Max, Deus é bom, percebi logo e consegui consertar a tempo.