Uma leitora do site Colabora Concursos solicitou à Prefeitura de Osasco informações sobre a quantidade de cargos vagos para professores no município e obteve a seguinte resposta:

“Respondendo aos seus questionamentos:

  1. Vagas do magistério público municipal
    • PDI
      Criadas: 3.300
      Preenchidas: 2.672
      Saldo: 628
      • Solicitado reposição de 28 desligamentos (IOMO de 07/01/2025) e autorização para provimento de 200 vagas novas (em análise).
    • PEB I
      Criadas: 3.750
      Preenchidas: 2.515
      Saldo: 1.235
      • Solicitado reposição de 28 desligamentos (IOMO de 07/01/2025).
    • PEB II
      Criadas: 1.500
      Preenchidas: 532
      Saldo: 968
      • Solicitado reposição de 10 desligamentos (IOMO de 07/01/2025).
  2. Carga suplementar é utilizada para atender sala cujo professor titular se desligou do quadro ou está afastado por motivos diversos.
  3. O provimento de vagas é feito conforme a necessidade e disponibilidade orçamentária.

Atenciosamente,”

PDI é o Professor de Educação Infantil, percebemos que há 628 cargos vagos e além disso há um pedido para aumentar o quadro de funcionários para mais 200, ficando criados 3.500 cargos, aí a vacância passa a ser de 828. A atual vacância, sem contar com os novos cargos que poderão ser criados, é de 18%.

PEB I é o Professor de Educação Básica I, percebemos que há 1.235 cargos vagos, a quantidade de vagas criadas são 3.750, portanto esse cargo enfrenta uma vacância de 32%, para a área da Educação essa vacância é altíssima. Em comparação, a cidade de São Paulo possui uma lei que determina que, ao atingir 5% de vacância, é obrigatório convocar aprovados em concursos públicos. Caso não haja aprovados disponíveis, um novo concurso deve ser aberto. Se uma norma similar estivesse em vigor em Osasco, seria o momento de convocar novos professores.

Por fim, PEB II é o Professor Especialista: Arte, Educação Física, Matemática, Inglês, Português, entre outros. Apresenta uma vacância de 968 de 1.500 criados, gerando uma porcentagem de 64% dos cargos vagos, extremamente alta, a convocação de PEB II é para ontem!

A cidade de Osasco, com aproximadamente 728 mil habitantes, é uma das maiores e mais importantes da região. Apesar de contar com 150 escolas municipais, a situação da educação no município é preocupante: há 2.831 cargos de professores vagos. É alarmante imaginar que uma cidade com essa relevância enfrente um déficit tão expressivo, impactando diretamente a qualidade do ensino oferecido às crianças e jovens.

Portanto, é preciso que a Prefeitura de Osasco comece a fazer convocações dos concursos públicos vigentes e já homologados.

  1. Sou da rede de Osasco. Aqui paga-se mal em relação ao PIB da cidade. E políticos dão pitaco na secretaria da educação, pois é a maior secretaria da cidade (obviamente de qualquer cidade a educação é a maior pasta). Não existe contrato, é concurso público.

  2. Eles poderiam dar uma respostas também para quem fez este concurso na educação para a vaga de auxiliar de apoio e desenvolvimento, já que abriram esta área e bastante gente fez este concurso e não teve nenhum tipo de chamado.

  3. Pois é, né. Com vaga e anulando candidato que acertou mais da metade das questões no último concurso, além de ter invalidado as três especializações como se não fossem nada.
    Não presto mais concurso para cá.

  4. Um absurdo!
    Centenas de pessoas “professores “que fizeram concurso lá em 1°gestão do antes Prefeito Rogério Lins ficaram no aguardo e nunca fora chamados.
    Cadê a lista de aprovados?
    Marketing?

  5. Boa noite!
    Algumas pessoas foram convocadas…porém uma boa parte delas foram surpreendidas ao fazerem o exame médico …
    Uma taxa muito alta reprovação, até nisso eles complicam.
    Não sei, são criteriosos nos exames, ou se a intenção é mesmo reprovar a galera…isto é uma verdadeira incógnita!

Deixe uma resposta