Como funciona a escolha de vagas do ATE na prefeitura de São Paulo
Sob a iminência de chamadas dos aprovados no concurso público de Auxiliar Técnico de Educação, já algumas pessoas tem duvidas ou interesse em saber como funciona a escolha de vagas, e neste post vamos falar sobre isso.
Primeira observação é que no momento o número de chamadas é ainda de 1.109 nomeações, ou seja, continua a confirmação do secretário de educação da prefeitura de São Paulo, que afirmou esse número recentemente numa reunião com a comissão de educação da câmara de São Paulo, para saber mais leia:
Agora partindo para as chamadas, diferente do Estado o candidato é nomeado antes do exame médico, no ato da nomeação vai constar a data e o local que o candidato fará a escolha da vaga. E também diferente do Estado, a prefeitura não divulga aonde são as vagas e nem as escolas, você precisará fazer uma listinha de escolas com endereços, infelizmente eles não fazem a divulgação nem das DREs que vão para escolha, e particularmente eu acho isso péssimo.
Não são todas as DREs que vão para escolha no mesmo dia, por exemplo, pode acontecer de o dia que você for para escolha de vagas tenha somente 5,6 DREs ou até mesmo escolas numa única DRE, precisaremos de sorte para conseguirmos escolher uma escola próxima de casa.
Então um ponto importante a saber é que, sim, a escolha de vagas é no escuro, realmente é pura sorte. O que as pessoas mais experientes em assuntos sobre escolha de vagas na prefeitura é que no início, nas primeiras nomeações eles jogam as escolas da zona sul, campo limpo, capela do socorro e santo amaro, são as regiões que apresentam grande dificuldade de terem suas vagas preenchidas, e a prefeitura já joga logo desde o inicio. Não há, infelizmente, relatos que a prefeitura coloca a disposição de escolha as escolas de todas as DREs, realmente fica limitado ao que falei anteriormente.
Uma informação importante e ao mesmo tempo duvidosa, com relação a somente ter vagas precárias na escolha. A vaga precária é a vaga não definitiva, ou seja, você escolhe uma escola, mas não é definitivo nela, precisará passar por um procedimento de remoção dos “precários” para depois sim conseguir ficar definitivo na escola, que pode ser a mesma que você escolheu ou não. Há controversas, algumas pessoas dizem que existem vagas definitivas e precárias, e outras que só existem precárias, em momento oportuno vamos desmistificar isso e colocar o assunto às claras.
Há uma informação com relação ao exame médico que precisa ser atualizada, depois que você escolher a vaga lhe darão uma guia médica com os exames que você precisa fazer, e vai sair tudo do seu bolso. É interessante fazer os exames no médico particular, pois o resultado sai mais rápido, em momento oportuno a prefeitura publica a data de você comparecer a pericia, e você deve ir munido dos exames médicos solicitados, já a pericia em si é tranquila, conforme escrevi numa oportunidade:
No momento eu não tenho a relação de exames a serem feitos, e em caso de novas informações eu atualizo aqui no blog e faço vídeo, não deixe sempre de olhar a página diariamente para saber se tem algo novo com relação ao concurso ATE e demais concursos.
E esta é informação que temos hoje, claro que gostaria que fosse um pouco melhor a escolha de vagas, mas infelizmente é assim que funciona na prefeitura.