Enfim, saiu a tão sonhada remoção do QAE do estado de São Paulo. Hoje dia 21 de Novembro de 2020, foi publicado no Diário Oficial, a relação de vagas do QAE das DEs do estado, para a remoção e que em sua maioria têm muitas vagas, como exemplo na minha DE tem 188 vagas.

Engraçado, que para a primeira chamada só tinham vagas do edital, agora para a remoção surgiram praticamente todos os cargos vagos, mesmo que seja por conta da pandemia, que deve ter ocorrido muitos óbitos de funcionários desse quadro. Isso só mostra que o governo acha que temos cara de palhaços, pois com uma primeira chamada com escassez de vagas, aí “do nada” as vagas se multiplicando no período da remoção.

Todos acreditam que com a remoção, logo deverá vir a segunda chamada, talvez ocorra a convocação para a escolha de vagas até agosto de 2021, pois eles já terão as vagas certas de cada unidade escolar de sua respectiva DE. Porém, como houve prorrogação do contrato dos temporários e contratação de novos (devido a pandemia), acredito que ele fará de tudo para segurar até o fim da prorrogação, ou seja, ocorrendo a segunda chamada até agosto, poderemos ter como mês de posse a partir de novembro (mês que as prorrogações estarão encerradas) ou ainda é capaz do governo enrolar e adiar para janeiro do ano de 2022. Ficamos na mesma.

Agora para que haja a segunda chamada em maio e posse em agosto, teremos que lutar, correr atrás do governo, pertubá-los em todas as redes sociais.

Com o quantitativo de vagas para a remoção, não esperemos poucas vagas para a segunda chamada Sr gravatinha e que ocorra logo e não em 2022, pois já está muito atrasada essa segunda chamada. Analisando a convocação em maio e a posse em agosto, isso é viável e não tem como eles falarem que isso prejudicará quem está como temporário, pois na maioria das DEs os temporários são os candidatos para o cargo efetivo e se as vagas da segunda chamada for coerente ao da remoção, praticamente em todas as DEs serão convocados todos os candidatos da lista.

Vou dar um exemplo: Na DE de diadema foram aprovados 213 candidatos, sendo 40 na primeira chamada, logo, a segunda chamada terá 163 candidatos disponíveis (observando que foram 19 vagas para temporário) ou seja, se para a remoção foram publicadas 188 vagas, para a segunda chamada não deveria ser menos que 170. Isso significa que todos os aprovados seriam convocados e se pensar que nem todos os aprovados estão como temporário, pois na vaga temporária parou no n° 100; então, tem aproximadamente 103 desempregados ou fazendo bicos, pois nessa pandemia muitos perderam seus empregos. Se o governo analisar bem, estará dando emprego para quem precisa e o fato real, para quem fez por merecer sua vaga. Que sempre é válido ressaltar, que para tal cargo 200 candidatos aqui na DE de Diadema é o mínimo, pelo quantitativo de exoneração que há.

Fiquem atentos, que na próxima postagem, eu irei trazer a lista com as vagas de cada diretoria de ensino do estado de São Paulo, para remoção.

Deixe uma resposta