Em 2019 eu trabalhava como Agente de Organização Escolar temporário, eu sabia que cedo ou tarde o fim do contrato ia chegar, portanto sempre participava dos concursos públicos, até mesmo o que são do regime CLT, e o da Fundação Santo André foi um deles.

Na ocasião prestei um concurso para trabalhar como Auxiliar de Administração I na Fundação Santo André, na minha inocência na época, por ser um cargo que paga pouco 1.230,00 e ser administrativo, rapidamente iriam me convocar, pois o edital foi aberto com 20 vagas iniciais. Fiz a prova e foi aprovado em 37º lugar, um pouco fora das vagas, embora um cargo em regime CLT, numa faculdade questionável no que diz respeito a administração de funcionários, ainda assim teve muita inscrição foram 1955 inscritos, sendo um concurso com concorrência de 97 por vaga.

Embora eu não tivesse passado dentro das 20 vagas iniciais, eu tinha muita esperança de ser convocado em 2019, a inscrição eu fiz quando trabalhava de temporário, mas a prova eu fiz quando já estava desempregado.

Passou o tempo e fui efetivado como AOE no Estado, ainda em 2019, e a Fundação chamou 27 pessoas e parou por ali, não convocou mais.

Ontem, 2 anos depois recebi uma ligação da Fundação Santo André me convocando para assumir o cargo de Auxiliar de Administração I, veja bem, demorou 2 anos para chegar no meu número e eu fiquei apenas 17 posições acima, isso já é muito preocupante, começo a imaginar “será que todos concursos estão assim?” e minha resposta foi não, após severas análises eu acabei desistindo da vaga, mandei o email para responsável declinando:

Por conta de eu estar no Estado como AOE e muito por conta do salário da Fundação, o salário de lá é mais baixo e pesou muito na decisão, embora a minha preferencia por serviços administrativos.

Agora imagina a situação, demorou 2 anos pra Fundação me convocar, se eu tivesse apenas apostado neste único concurso estaria frito, provavelmente 2 anos sem emprego e dependendo dos serviços da internet e da informática, como você bem sabe sou téc. de informática e às vezes aparece um bico, mas são todos serviços que eu não posso contar, eles dependem da sorte, até mesmo o Youtube, aliás, esse mais ainda, veja agora como estamos, nem concurso público está saindo ultimamente.

Por fim com dor no coração tive que desistir da vaga, porém fiquei mais leve em escrever a seguinte frase:

“pode convocar o próximo no meu lugar”

De certa forma eu ajudei alguém desistindo da vaga rapidamente e dando a oportunidade pro próximo.

Deixe uma resposta