Recentemente eu assisti a um vídeo muito importante para decisão de prestar ou não o concurso público do Banco do Brasil, é muito difícil eu assisti vídeos de pessoas que falam de concursos, aqueles que somente comentam sobre concurso, ou dá alguma dica, no Youtube eu vejo mais vídeos de entretenimento ou política, e às vezes vídeo-aulas. Porém o vídeo dessa moça me chamou a atenção, por ela se identificar como ex-funcionária do Banco do Brasil e prometia falar a verdade sobre como é o serviço no Banco do Brasil.

Chamou-me a atenção a mudança que o banco vem sofrendo, o Banco do Brasil está muito mais focado em vendas, não há mais a preocupação em atender bem seu cliente, só há interesse em emburrar o máximo de produtos neles, eis a necessidade de um concurso já prevendo em seu edital o nomenclatura “agente comercial”.

Como o próprio nome do cargo já diz o BB quer contratar vendedores, isso justifica o desligamento de aproximadamente 5 mil caixas para que aconteça a contratação de 4 mil escriturários focados em vendas.

Recentemente eu tive um problema na minha senha de 6 dígitos da conta do Banco do Brasil, tentei de todas as formas resolver pelo caixa eletrônico ou aplicativo, sem sucesso, a mensagem que dava era “procure a sua agência”, fui até a agencia bacana, e tinha uma placa lá dizendo o seguinte “não temos caixas atendendo”, ou seja, o que a ex-funcionária diz é verdade, eles desligaram os caixas. Vale observar que quando se fala em “caixa” é um cargo de escriturário operador de caixa, este cargo, ao que tudo indica será extinto, e vão colocar o escriturário “faz tudo” ele será escriturário, operador de caixa, agente comercial, vendedor e se bobear auxiliar de TI, entretanto, reiterando, o maior foco é vendas.

O funcionário que faz sucesso no Banco do Brasil, na atualidade, é o funcionário que vende. Os funcionários são pressionados pelo gerente diariamente, todo dia é tem uma meta a ser batida, e a cobrança é feroz. Os funcionários mal sucedidos em vendas, recebem ameaças de transferência compulsória, e é sempre pra um lugar mais longe, ele sendo transferido chegando lá vai passar pela mesma situação, será cobrado diariamente a bater metas de vendas.

O grande problema para o funcionário que não consegue vender é a exposição, ele acaba sendo exposto para equipe, se ele for o último do ranking, é o funcionário que não tem direito a nenhum privilégio, é o último a escolher a data de férias, é o que se precisar abonar um dia não vai ter seu pedido deferido, ou seja, será tratado de maneira diferente, e será apontado como um incapaz que está ali ocupando espaço. Caso esteja em experiência, corro o risco de ser desligado, caso não atinja as metas, caso não consiga vender.

Observando o que vem acontecendo com o banco, caso você não tenha perfil para vendas, ou que não consegue trabalhar sobre pressão, talvez seja interessante avaliar a participação ou não no concurso público, pois se for para entrar só pra sofrer não é interessante. Mas se você encarar como uma nova experiência, e pensar que pode entrar lá como um serviço temporário é muito interessante participar do concurso, o problema é esperar que o banco será um lugar tranquilo e sem cobranças não será assim.

Entretanto se você tem um perfil de vendedor, já trabalhou com vendas e se da bem e trabalhar sobre pressão, é o concurso ideal no momento, o BB procura, neste momento, por vendedores.

Abaixo o vídeo da ex-funcionária:

Deixe uma resposta