SEDUC-SP: POSSÍVEL CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO FUND I
No dia 09 de fevereiro de 2022, o secretário da educação do estado de São Paulo, Rossiele, disse em uma coletiva de imprensa que as turmas de 1° ano do Ensino Fundamental, as quais obtiverem mais que 30 alunos, essas terão dois professores em sala. Isso para poder atender a demanda de crianças fora da escola. Veja abaixo os trechos das falas do secretário juntamente com o governador do estado.
“Nós temos algumas escolas em que o limite de módulo era de 30 alunos e passou a ter 33, por exemplo. Nestes casos, para atender e manter a qualidade, a secretaria pela primeira vez contratará professores extras. Essas turmas passarão a ter dois professores na sala de aula, trazendo a razão de acompanhamento pedagógico para um número muito mais benéfico ainda para os nossos estudantes”, disse Soares.
“Para apoiar a alfabetização nesses casos, por conta do aumento do módulo, vamos contratar um professor a mais para a sala de aula, passando essa turma a ter um suporte pedagógico ainda maior”, acrescentou.
A pergunta é: esse novo professor do ensino fundamental I será atribuído através de concurso público ou será do banco de talentos, no caso para categoria O. Então vamos ficar atentos, pois poderemos ter novas notícias sobre isso. Eu acredito que essa chamada será do banco de talentos, no caso para categoria O(professor temporário).
“Todas as medidas serão feitas e não deixaremos as crianças sem escolas. É uma demanda importante para essas crianças e não deixará de ser atendida. E, se for necessário, inclusive, ir atrás de vagas na rede privada para termos atendimento, nós faremos isso”, afirmou.
“Aqui em São Paulo, nenhuma criança ficará fora da escola. Até 20 de fevereiro, todas as matrículas serão atendidas”, disse hoje o governador de São Paulo, João Doria. “O governo do estado e a prefeitura se mobilizaram e estão viabilizando mais vagas para o atendimento pleno da demanda por matrículas na rede pública de ensino.”
Para quem trabalha nas escolas estaduais sabe muito bem que não seria só o fundamental I, que está com excesso de estudantes, mas o fundamental II e Médio está um caos, na realidade o caos é na escola toda, em todos os setores.
Já que haverá essa possível contratação de professor, por conta da maior quantidade de estudantes dentro da sala de aula, isso significa que a inspeção de alunos deverá será mais eficaz e para isso necessita-se da nomeação com URGÊNCIA dos aprovados no concurso efetivo de Agente de Organização Escolar(AOE).