AOE DIADEMA-TEMPORÁRIO: COMO FOI A PROVA
Hoje dia 03 de abril de 2022 foi aplicada a prova, para o cargo de agente de organização escolar, o qual será pára ser temporário(duração de 1 ano de contrato) e eu (Evelyn) participei, pois no momento estou desempregada, assim como muitas pessoas nesse nosso país.
Informações gerais sobre a prova
Prova objetiva com 30 questões;
Início da prova às 09h, mas informaram que iriam iniciar às 09h10, pois existiam pessoas chegando, devido ter ido a escola errada. Se a pessoa foi para a escola errada, isso é um erro do candidato, pois no site da diretoria de ensino tinha o local da prova com o nome completo da unidade escolar e o endereço, então era só a pessoa verificar no mapa;
Duração da prova seria de 3 horas, logo encerrando às 12h10 (isso na unidade onde eu fiz a prova).
Local da prova
Como todos sabem, o governador recentemente liberou o uso de máscara em locais fechados, porém os prefeitos tem autonomia de seguir ou não e o prefeito de diadema determinou continuar o uso obrigatório somente nas unidades escolares.
Com isso, os fiscais estavam atentos na entrada, observando se havia alguma pessoa sem máscara. Também tinha recipiente de álcool em gel na entrada e na sala.
Na sala não havia o “saquinho” que colocamos objetos e celular, para a devida segurança em relação a “cola” da prova.
O responsável pela aplicação da prova orientou todas as informações referente a prova.
Prova
Essa prova estava fácil como eu havia comentado no meu canal do Youtube, para quem estava estudando deve ter gabaritado, eu no caso não consegui estudar, apenas respondi questões para abrir minha memória, mas eu já venho estudando de outros concurso e há coisas que não esquecemos, entretanto outras nem uma faísca na lembrança.. rsrsr
A prova veio composta por 30 questões com alternativas, cada questão tinha 5 alternativas e apenas 1 era a correta. Sendo: 10 de PORTUGUÊS; 10 de MATEMÁTICA; 7 de CONHECIMENTOS GERAIS; 1 de CONHECIMENTO ESPECÍFICO e 2 de INFORMÁTICA.
Como podemos observar foi cobrado 7 questões relacionados a temática CONHECIMENTOS GERAIS e isso NÃO estava no edital, logo essas questões devem ser ANULADAS, por isso todos os candidatos devem entrar com recursos nessas questões e também já há 1 anulada, no caso a questão 14, pois havia 2 alternativas iguais(essa questão é de matemática).
Se forem anuladas as 7 +1, teremos o total de 8 questões anuladas. Lembrando que quando uma questão é anulada, o ponto da questão vai para todos os candidatos, ou seja, não tem quem acertou ou errou a questão. Isso torna-se desfavorável aquele que teria acertado, caso fosse considerada a questão.
No edital diz que cada questão valerá 1 ponto, sendo assim, com as 8 anuladas, todos terão no mínimo 8 pontos, logo para ser habilitado precisa de ter 15 pontos e seguindo essa conta das questões anuladas, você precisará de acertar mais 7 questões.
Lembrando que não basta ser habilitado para garantir a vaga, pois são oferecidas 90 vagas, ou seja, os 90 primeiros tem a vaga garantida e os demais dependerão de desistências desses candidatos anteriores ou surgimento de mais vagas ao decorrer da validade processo.
Veja abaixo as partes do EDITAL que fala dos conteúdos programáticos e analisando verificamos que CONHECIMENTOS GERAIS não estão como conteúdo de estudo.
Questões da prova
- 1 ao 10 – PORTUGUÊS
- 11 ao 20 – MATEMÁTICA
- 21 ao 24 e 26 ao 28 – CONHECIMENTOS GERAIS
- 25- CONHECIMENTO ESPECÍFICO
- 29 e 30 – INFORMÁTICA
Ausentes X Presentes
Na unidade escolar em qual eu fiz a prova, no portão de entrada tinha poucas pessoas e na sala até o início da prova não chegou muitos, na sala onde eu estava tiveram apenas 7 pessoas presentes ( contando comigo), ou seja, ma sala que estava previsto 35 candidatos, a ausência foi enorme, de 80%.
Se considerarmos que foi esse quantitativo em todas as unidades, podemos fazer uns cálculos :
1850 total de candidatos inscritos, isso equivale o 100%
80% de ausentes, em relação aos 100%, então faremos uma conta de regra de três simples, assim teremos:
O resultado de X é o valor da quantidade de pessoas que faltaram, ou seja, do total de inscritos 1.480 faltaram na prova, logo os presentes são de 370:
1850-1480=370
Se isso bater, a gente pode imaginar que podemos ter acima de 300 aprovados, se realmente for anuladas as 8 questões, eu considerado que todos os presentes sejam aprovados.
Qual o motivo para essa ausência gigantesca?
Para mim há dois motivos:
1º: como em diadema há 2 processos seletivos em andamento, o pessoal tenha se confundido, achando que esse era o da prefeitura.
2º: também teve processo seletivo na diretoria sul 1 e é perto de diadema, logo alguns que fizeram inscrição lá, pode ter ficado em uma classificação boa e preferiu deixar de fazer aqui em diadema e sem contar que lá na sul 1 o pessoal já foi na escolha de vaga.
Gabarito sai quando?
No edital não veio especificando a data e nem a quantidade de dias, normalmente nos concurso é de 1 à 3 dias, mas na sala o aplicador disse que será publicado no site da prefeitura até em 5 dias, então até sexta-feira teremos o gabarito.
Os recursos das questões serão feitas no site e após a publicação do gabarito. Acompanhem o blog que voltarei com o gabarito preliminar (preliminar, pois tem o período do recurso), após o recurso será o gabarito definitivo.
Erica diniz da cruz
Realizei a prova mas quero saber se as sete questões resumo foram canceladas e se irá sair a relação dos aprovados e quando sairá muito obrigada… aguardo anciosa a resposta
MARCOS ALBUQUERQUE MARCELINO
DIRETORIA DE ENSINO DE DIADEMA
Comunicado
Após análise dos recursos apresentados, a banca examinadora da Comissão Especial de Contratação Por Tempo Determinado – CE-CTD da Diretoria de Ensino – Região de Diadema, decidiu anular as questões de números: 21, 22, 23, 24, 26 e 27.
Informamos que as questões anuladas serão consideradas correta para todos os candidatos.