Concurso PEIF 2022, o Edital não sai por causa da possibilidade de reestruturação na carreira do Magistério
Existe a possibilidade da enrolação do concurso público de PEIF 2022, Prefeitura de São Paulo, está acontecendo por conta da reestruturação na carreira do magistério que o governo a frente da Prefeitura pretende implementar.
O vereador Toninho Vespoli (PSOL) trouxe as informações após uma reunião com o governo, e o governo não descartou a possibilidade de reestruturação na carreira. Para eles, os vencimentos iniciais não são atrativos aos concursos públicos, fazendo com que a quantidade de inscritos seja menor que a oferta, o que é uma falácia, qualquer concurso na capital de São Paulo, atualmente, bate 50 inscritos por vaga no mínimo, por exemplo, um concurso aqui com 100 vagas seguramente terá, pelo menos, 5.000 inscritos, na verdade, concurso com 100 vagas eu já vi chegar a 20.000 inscritos, dando 200 por vaga. Uma comparação recente foi o concurso de ATE com 1.109 vagas e teve 118 mil inscritos, um total de 109 por vaga, outro exemplo foi um concurso para acesso, ou seja, concurso interno, só para servidores da prefeitura de São Paulo, no caso para o cargo de Coordenador Pedagógico, só professores da rede pediriam participar, eram 768 vagas e teve 27 mil inscritos, dando 35 por vaga, portanto dizer que os concursos da Prefeitura de São Paulo não atraem inscritos é uma falácia.
Para mais detalhes sobre o debate veja o vídeo do Toninho Vespoli:
O que se pretende é fazer uma reestruturação na carreira e eliminar os quinquênios, sexta parte, evolução funcional, falta abonada, entre outros. Muito provavelmente viram com um acordo parecido com o que o Doria fez no Estado, há a possibilidade de o servidor antigo aderir ou não, aderindo ele aumenta o salário base e abre mão de todos os benefícios, não aderindo teoricamente vai ganhar menos.
E a partir disso que entra o concurso público, provavelmente querem abrir o edital com a nova reestruturação, o servidor novo só terá a possibilidade de entrar no novo regime, ou seja, com o salário base maior que a base do servidor antigo, mas sem benefícios como a sexta parte, o quinquênio e a evolução funcional, as abonadas ainda pode ser que não entre de logo, pois foi uma discussão recente, que culminou na diminuição de 10 para 6 por ano. A longo prazo é inviável participar do concurso, pois os vencimentos vão se defasar com o tempo e passa a não ser interessante fazer carreira na Prefeitura de São Paulo.
Outro fator que vem incomodando os servidores que pretendem fazer carreira na Prefeitura de São Paulo é a terceirização da Gestão Escolar, o governo quer concluir um plano em que diretores, vice-diretores, assistentes de gestão e coordenadores pedagógicos sejam terceirizados, ou seja, alguém quem vem de fora, que não conhece a rede vai administrar. Atualmente a gestão é composta por servidores de carreira.
O histórico do embate entre o governo e classe trabalhista traz enorme desvantagem aos trabalhadores, diminuíram, recentemente, as faltas abonadas, fizeram duas reformas na previdência social em menos de 8 anos, na qual aumentaram a contribuição do funcionário público e dificultaram a possibilidade de aposentadoria integral, na verdade a aposentadoria integral, ou seja, com o valor dos vencimentos que o servidor recebe no final de carreira é na prática impossível de conseguir, a maioria vai se aposentar com 60 a 80% dos vencimentos.
Estaremos de olho no assunto e qualquer outra novidade postaremos aqui no blog.
Anônimo
Existe um trabalho a ser feito e investimento para quem é formado, está desempregado e pretende ingressar no serviço de educação, um concurso não pode ser cancelado, pois quando é anunciado existe um investimento muito grande e quem pretende a vaga também investe a fim de se preparar e garantir sua sobrevivência se esforçando, estou muito revoltado com esta possibilidade de não acontecer o concurso, não fiz inscrição em nenhuma das ofertas naas DRÊs,
por que estou determinado a prestar o concurso e quando soube da pissibilidade de não acontecer o concurso já não é pissivel se inscrever por que o prazo está terminado, e agora?
Anônimo
Ninguém quer ser professor isso sim, os que estão, estão exonerado seus cargos , tamanha impossibilidade de dar aulas e desvalorização.