Para você que está desempregado ou que não está fazendo nenhum curso, essa é uma oportunidade para ter um curso técnico em seu currículo. A taxa da inscrição é barata e não haverá a aplicação da prova para o processo, mas será avaliado o seu histórico escolar, será feito a fórmula em cima das notas em português e matemática.

Sem contar que os cursos técnicos são bem reconhecidos, ainda mais dessas escolas técnicas e sem falar nas portas de empregos que se abrirão.

O que é o Vestibulinho?

É um processo seletivo que seleciona candidatos para as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) , neste semestre por conta da pandemia do COVID-19, o processo classificatório será realizado mediante análise de rendimento. Excepcionalmente não será aplicada prova presencial para o presente Processo Seletivo-Vestibulinho.

Vai ter prova ?

Por conta da pandemia do COVID-19 não serão aplicadas provas presenciais. O critério adotado é o da análise do histórico escolar. A classificação final vai considerar a média aritmética simples das notas das disciplinas de português e matemática das séries solicitas conforme a modalidade.

Como serão as aulas por conta da pandemia do COVID19?

Os cursos presenciais terão o início das aulas de forma remota (on-line), até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas a ponto de tornar possível a continuidade das aulas de forma presencial na Etec/Extensão de Etec (classe descentralizada).

Como faço a inscrição?

Pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. É preciso preencher a ficha de inscrição pela internet e pagar a taxa no valor de R$ 19,00 (dezenove reais). Se não pagar até 14 de dezembro a inscrição vai ser cancelada. O dinheiro pago depois dessa data não será devolvido.

Quando começam as inscrições para o Vestibulinho?

A partir do dia 24 de novembro no site www.vestibulinhoetec.com.br.

Até quando posso me inscrever para o Vestibulinho?

Até as 15 horas do dia 14 de dezembro pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.

Como faço para me inscrever?

É preciso ter seu próprio CPF para fazer a inscrição. Consulte o site www.receita.fazenda.gov.br para informações sobre como obter esse documento. O candidato menor de 16 anos precisa informar obrigatoriamente o nome e o número do CPF de seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor).

O que é fazer upload?

Significa enviar arquivos para um servidor, ou seja, você vai enviar, no ato da inscrição, os seus documentos para o sistema de inscrição do Vestibulinho da Etec, para que esses documentos sejam analisados posteriormente.

Ingresso

O ingresso no Ensino Médio, em seus diversos formatos, nos Cursos do Ensino Técnico e nos Cursos de Especialização Técnica de nível médio das Escolas Técnicas Estaduais – Etecs – do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza-Ceeteps, será realizado mediante processo classificatório, com o aproveitamento dos candidatos até o limite das vagas fixadas para os diversos cursos.

O processo classificatório será realizado mediante análise de rendimento escolar. Excepcionalmente não será aplicada prova presencial para o presente Processo Seletivo-Vestibulinho. Todos os cursos terão o início das aulas de forma remota (on-line), até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas a ponto de tornar possível a continuidade das aulas de forma presencial na Etec/Extensão de Etec (classe descentralizada).

Das vagas oferecidas pelas Escolas Técnicas Estaduais serão subtraídas as destinadas aos alunos retidos e aos que trancaram matrículas na 1ª série do Ensino Médio, em seus diversos formatos, no 1º módulo dos Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line) e nos Cursos de Especialização Técnica de nível médio.

O candidato deve observar que as vagas de Ensino Médio, em todos os seus formatos, são para alunos aprovados no processo e que sejam concluintes do 9º ano do Ensino Fundamenta de 9 anos ou 8ª série do Ensino Fundamental de 8 anos e não serão, em hipótese alguma, destinadas aos processos de transferência, reclassificação a maior ou a menor ou aproveitamento de estudos.

As vagas que serão disponibilizadas nas Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza, para o Processo Seletivo-Vestibulinho, do 1º Semestre de 2021, constarão do Manual do Candidato, disponibilizado no site www.vestibulinhoetec.com.br, distribuídas por cursos e períodos. Serão oferecidas vagas que se destinam aos candidatos que ingressarão:

✓No Ensino Médio em seus formatos a seguir:

  • O na 1ª série do Ensino Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais; Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde; e, Ciências Exatas e Engenharias;
  • O na 1ª série do Ensino Médio com Qualificação Profissional do Programa Novotec integrado;
  • O na 1ª série do Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional do Programa Novotec integrado;
  • O na 1ª série do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio;
  • O na 1ª série do Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional do projeto de Articulação da Formação Profissional Média e Superior – AMS do Programa Novotec integrado;
  • O no 1º termo do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos);

✓No Ensino Técnico no 1º módulo dos Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e online).

✓Nos Cursos de Especialização Técnica de Nível médio (presencial e on-line).

Pré requisitos para ingresso

Para o ingresso no Ensino Médio, em seus diversos formatos, o candidato deverá possuir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou a Declaração de Conclusão, assinada por agente escolar da escola de origem, com data de entrega do histórico escolar com Certificado de Conclusão, ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA.

✓Para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade EJA, o candidato deverá ter idade mínima de 18 (dezoito) anos, a completar até 31-01-2021.

✓Para o ingresso no Ensino Técnico no 1º módulo – Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line) o candidato deverá possuir:

  • Para candidato que concluiu ou está cursando o Ensino Médio: possuir Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou declaração que está matriculado na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio.
  • Para candidato que concluiu ou está cursando a Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA: possuir Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou declaração que está matriculado, a partir do 2º semestre da EJA ou 2 (dois) certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, ou Boletim de aprovação do ENCCEJA enviado pelo MEC, ou Certificado de aprovação do ENCCEJA em 2 (duas) áreas de estudos avaliadas.

✓Para candidato que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM até a edição de 2016: possuir Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido por órgão competente.

✓Para o Curso de Técnico em Enfermagem o candidato deverá ter idade mínima de 18 (dezoito) anos, a completar até o dia 31-01-2021.

✓Para o Curso de Técnico em Cuidados de Idosos, o candidato deverá ter idade mínima de 18 (dezoito) anos, a completar até o dia 31-01-2021 e possuir certificado de Auxiliar de Enfermagem ou 2 (dois) módulos do Curso de Técnico em Enfermagem.

✓Caso seja ofertado o Curso de Técnico em Restaurante e Bar, o candidato deverá ter idade mínima de 18 (dezoito) anos, a completar até o dia 31-01-2021. Para o ingresso nos Cursos de Especialização Técnica de nível médio (presencial e on-line) o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio e também:

  • Ter cursado integralmente e concluído, até 31-12-2020, o Ensino Técnico associado ao Curso de Especialização pretendido conforme relação disponível site www.vestibulinhoetec.com.br (ou ao final deste Manual) para os cursos de Especialização presenciais;
  • Qualquer curso Técnico ou Superior, até 31-12-2020 para o Curso de Especialização em Gestão de Projetos (EaD – On-line).

✓Quando a inscrição no Ensino Médio em todos os seus formatos e ou no Ensino Técnico (presencial e semipresencial) não atingir a demanda 1,5 candidato/vaga, o curso será objeto de estudo pela UEMT para sua implantação.

✓Caso a implantação do curso seja indeferida, o candidato terá sua inscrição automaticamente remanejada para a 2ª opção indicada, quando o mesmo indicar a 2ª opção.

✓Caso a 2ª opção indicada pelo candidato não atinja a demanda 1,5 candidato/vaga, o curso será objeto de novo estudo pela UEMT para sua implantação.

✓Quando a inscrição no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio na Modalidade EJA, não atingir a demanda 1,5 candidato/vaga, o curso será objeto de estudo pela UEMT para sua implantação, não havendo ao candidato a escolha de 2ª opção.

✓Os candidatos inscritos nos cursos do 1º módulo do Ensino Técnico (on-line) e Especialização Técnica de Nível Médio (on-line) concorrerão à seguinte oferta de vagas:

  • 600 vagas para o Curso de Técnico em Administração;
  • 300 vagas para o Curso de Técnico em Comércio;
  • 400 vagas para o Curso de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas;
  • 400 vagas para o Curso de Técnico em Guia de Turismo;
  • 300 vagas para o Curso de Técnico em Secretariado;
  • 400 vagas para o Curso de Técnico em Transações Imobiliárias;
  • 300 vagas para o curso de Especialização Técnica em Gestão de Projetos.

✓Não caberá ao candidato inscrito na modalidade on-line a possibilidade de escolha de 2ª opção. A chamada de candidatos em 2ª opção só ocorrerá após terem sido chamados todos os candidatos aptos em 1ª opção.

✓A lista de candidatos aptos na 2ª opção será formada pelos candidatos que não foram classificados dentro do limite de vagas fixados para o curso escolhido em 1ª opção.

  • Inscrição: 24/11 até às 15h do dia 14/12/20
  • Divulgação da lista preliminar das inscrições deferidas e indeferidas para o processo seletivo: 31/12/20
  • Divulgação da classificação geral e da convocação para a prova de aptidão online e disponibilização na área do candidato das especificidades da prova (fase específica para os cursos com prova de aptidão – canto, dança, regência e teatro): 14/01/21
  • Prova de aptidão online: 15/01/21
  • Divulgação da lista de classificação geral e convocação para o envio dos documentos de matrícula da primeira chamada: 19/01/21
  • Matrícula da primeira chamada e envio de documentação de matrícula por meio digital: 20/01 e 21/01/21
  • Divulgação da segunda chamada e convocação para envio dos documentos de matrícula da segunda chamada: 29/01/21
  • Matrícula da segunda chamada e envio de documentação de matrícula por meio digital: 01/02 e 02/02/21

Para mais informações sobre o processo seletivo, veja o manual do candidato abaixo:

https://colaboraconcursos.com.br/wp-content/uploads/2020/11/ManualCandidatoETEC.pdf

Deixe uma resposta