Hoje, desde manhã até o final da tarde, a ansiedade tomou conta nos grupos de ATEs da internet, todos os grupos, sem exceção, ao menos nos grupos de whatsapp, pois foi compartilhada uma informação que provavelmente neste sábado (19/9) saia alguma publicação que diz respeito ao concurso de Auxiliar Técnico de Educação e também ao concurso público de Coordenador Pedagógico, este segundo um concurso interno. Claro que vale observar que se trata de informações nos grupos, rádio peão, especulações, boatos…

Além do boato que possivelmente vai sair alguma publicação neste sábado 19/9, outra informação que confirma que movimentos estão acontecendo a favor das chamadas ou de alguma outra publicação amanhã é que as DREs estão ligando para as escolas e solicitando informações, tais como; qual o número de ATEs na escola, entre outras.

Motivos da ansiedade

Esta ansiedade está muito atrelada a dificuldade em que o concurso de auxiliar técnico de educação apresenta desde quando começou. Primeiramente foi um concurso com 118 mil inscritos, só este número de inscrições já estressou muita gente, pois num concurso público para nível médio que tem um salário base relativamente baixo (1.600,00), ter pouco mais de 100 pessoas por vaga na concorrência é demais.

Outro fator que estressou foi que o concurso era de provas e títulos, muitas pessoas nem tiveram seus títulos contabilizados, foi o meu caso, 28 meses de experiência foram desconsiderados na minha prova de títulos e perdi 2,8 pontos, tempo e dinheiro com essa prova.

Prova objetiva cancelada, este é um dos principais motivos da angustia da maioria dos concurseiros que participaram do certame em questão, a fatídica prova do dia 1 de setembro de 2019, já tem mais de 1 ano. Na ocasião as pessoas terminaram de fazer a prova, e só a noite veio a notícia do cancelamento da prova, isso gerou muita revolta na época e muita desconfiança, a segunda prova foi agendada para 20 de outubro, e eu vi muitos candidatos participarem da segunda prova com grande indiferença, e outras que nem foram, a abstenção chegou a 50% e normalmente em concurso fica entre 20 e 30%.

Depois demoraram muito para publicar a classificação final e não conseguiram fazer a aferição dos negros por conta da pandemia, o concurso não era prioridade do governo que visivelmente ia deixar de homologá-lo para fazer, apenas, contratos temporários, com muita pressão politica o concurso foi homologado, porém, ainda assim, fizeram 1.650 contratações temporárias. Ficou acordado que aferição dos negros fica para ser feita no momento da escolha de vagas.

O que penso sobre o próximo sábado

Eu acredito realmente que no próximo sábado sairá alguma publicação no diário oficial da cidade, olhando as movimentações no SEI e perceptível o empenho em dar prosseguimento no concurso e fazer as nomeações. Outro fator que pode justificar essas nomeações rápidas é a iminência da volta às aulas.

Entretanto sou um pouco mais cauteloso no momento, e lhe digo que possivelmente saia a autorização para as nomeações e provavelmente será um número maior que o edital, acreditamos que seja 1.600 ATEs, esse número bem maior que o inicial merece uma explicação no diário oficial e talvez o governo queira ter cautela e deixar para publicar as convocações para escolha de vagas na semana que vem.

Claro que há a possibilidade de nada acontecer, nem ter publicação alguma e continuarmos na expectativa, sim, isso pode acontecer, no momento temos mais boatos que dados concretos, pois todo o processo corre pelo SEI em sigilo.

Saindo alguma novidade eu faço uma Live neste sábado no canal de Youtube, bem tarde por ser um sábado, Live 22h, se não sair nada, nem Live vai ter…

Leia também:

SME faz pedido de 1.600 nomeações de Auxiliares Técnicos de Educação


  1. Não fique assim, Rogério!
    Você deixou de ganhar 2,8 pontos, mas passou! Eu também passei em uma posição boa, nas vagas, mas cheguei 5 minutos atrasado na prova de títulos e perdi os 4 pontos do ensino superior, além de mais 1 ponto por experiência que eu nem corri atrás, pois achei muita burocracia exigir assinatura da supervisão com reconhecimento de firma. Realmente foi uma falta de respeito cancelarem uma prova daquele nível, mas Deus sabe bem o que faz.
    O jeito é aguardar, como sempre.

Deixe uma resposta