Começam hoje as aferições dos cotistas negros do concurso público de Auxiliar Técnico de Educação de 2019, mesmo sendo no primeiro dia e observando poucos horários já é possível inferir algumas coisas.
Abstenção
Até o momento no que diz respeito a abstenção de pessoas não é muito animador a quem está na lista de negros aguardando por desistências, praticamente nula a desistência, tive informação de dois horários e não faltou ninguém, porém a quem aguarda a nova oportunidade é necessário aguardar o resultado da aferição que vai sair na quinta-feira para todos, e o resultado dos recursos que deve sair na semana do dia 22, haja vista que no recurso pode acontecer uma nova aferição, entretanto após o resultado do recurso não há como recorrer mais na prefeitura, somente na justiça comum, obviamente me refiro a casos de indeferimento da condição de negro. Havendo indeferimento os próximos negros serão convocados após o dia 19 de março, a partir do número 306.
Forma de avaliação
Não difere muito do que eu já vinha falando nas redes sociais, a comissão não fica fazendo interrogatório, apenas pedem para assinar a lista de presença, recolhem a autodeclararão, perguntam se você se considera preto ou pardo, te olham por 1 minuto e dispensam, informando que o resultado sai na quinta-feira. Muitos negros vem comentando achar estranha essa aferição, há relatos de aferição que dura 30 segundos.
Aparentemente tranquilo, e não perguntam nada, pois vão ficar avaliando o fenótipo, vão ficar olhando muito para o rosto e pros ombros, no rosto principalmente cor da pele, nariz, boca e cabelo. Normalmente avaliando cabelo, pele, boca e nariz, não sabemos ao certo como a comissão da prefeitura trabalha, mas em outras tendo duas características de negro entra pelas cotas, por isso não é incomum uma pessoa mais clara entrar como parda. Porém já ouvi casos de pessoas escuras serem reprovadas, pois elas são de pele preta, mas a boca, o nariz e o cabelo são de brancos, o cabelo liso atrapalha muito nessas comissões, e os homens carecas podem ter uma desvantagem nesta parte, afinal é um fenótipo a menos.
A comissão é composta apenas por negros, o que não é lá muito justo, seria interessante ter outras raças na comissão, brancos e também asiáticos. Pelo o que vem falando são 11 pessoas na comissão, é sempre um número impar para que haja um resultado, não aconteçam empates.
Resultados
Os resultado serão rápidos, já na quinta-feira sai de todos, tanto da aferição de terça-feira quanto de quarta-feira, eles necessitam resolver logo essa questão da aferição, na semana que vem tem o processo de recurso e entregar o resultado final lá pro dia 23, para que no dia 25 de fevereiro saia a nomeação junto com a lista de escolas, provavelmente os ATEs vão para escolha de vagas já nomeados, e isso justifica a celeridade no resultado da aferição.
Qualquer outra novidade estarei comentando por aqui, vou fazer um vídeo sobre a aferição somente na sexta-feira, caso haja deferimento da minha pessoa, em caso de indeferimento, vou pensar se faço o vídeo ou não.