O processo de autorização para nomeação de Auxiliares Técnicos de Educação caminha a passos largos, essa semana teve bastante movimento no processo e o pedido já está na Secretaria de Gestão. Atualmente temos a informação que o número de chamadas é de 1.600, ou seja, o governo pretende nomear 1.600 pessoas, isso não significa que vão convocar só 1.600, na verdade a prefeitura será obrigada a convocar mais, o nível de desistência, segundo concurseiros que observam isso, está na casa dos 30%, portanto podem convocar 2.080 pessoas até o preenchimentos dessas vagas.

Confira onde está o processo no momento:

Repare que desde o dia 10 de setembro o processo não parou, isso é muito positivo, poderemos ter boas notícias em breve.

Possibilidade de Nomeação ainda em setembro

Existe, ainda que remota, uma possibilidade de termos as nomeações desses 1.600 ainda em setembro, tendo em vista que já há um cronograma de remoção do quadro de apoio, talvez seja interessante para a prefeitura agilizar as nomeações e aproveitar melhor os aprovados no concurso.

Vamos supor que a remoção saia antes da primeira chamada, o que pode acontecer, e normalmente acontece mesmo, é a maioria de as vagas ficarem represadas numa só região, vamos supor campo limpo, quase ninguém na remoção escolhe o campo limpo e fica um monte de vagas lá, e poucas ou raras vagas nas outras regiões, por exemplo, DRE Ipiranga e Penha são duas que não sobra vagas depois duma remoção. Após a remoção poderemos ter esse cenário e isso pode ser um problema para a prefeitura. Com a chamada do concurso depois, os aprovados no certame teriam poucas opções de escolha, ou somente uma única opção, isso acarretaria numa grande demandada pela desistência, uma vez que, atualmente, só podem participar da remoção servidores que já passaram pelo estágio probatório, e com o regime atual de remoção a pessoa pode até nem escolher a escola que fica longe, ou escolher e desistir em pouco tempo.

Se a prefeitura pensar nesses moldes teremos chamadas de efetivos até o final do mês de setembro, para ela conseguir fazer o controle das vagas e disponibilizar no dia 17 de outubro, para os participantes da remoção indicarem suas escolas. E na escolha de vagas dos concursados, teremos vagas em todas as regiões e é possível dispor escolas das 13 DRE em cada sessão de escolha, aí vai da sorte do candidato conseguir, não faltou a oportunidade, o fator sorte entra no meio, pois você vai precisar que tenha pouca gente ou ninguém da mesma região que a sua.

Esta é uma ótima justificativa para que as chamadas sejam antes da remoção, pois sendo assim; chamada antes da remoção, o número de desistências vai ser menor, sempre há desistência de cerca de 30%, mas com condições precárias de escolha, ou seja, poucas opções, esse número de desistentes pode chegar a 60%, e o cadastro reserva do concurso não é tão extenso assim, aliás, eu o acho diminuto, 1.600 escolas para 3.487 aprovados, acredito que deveriam fazer um número fixo de 3X a quantidade de escolas e ficar com CR (cadastro reserva) de 4.800 pessoas mais os empates, ia chegar perto dos 5 mil, esse número de aprovados para a quantidade de escolas é razoável, o cargo de ATE tem rotatividade altíssima. Portanto a fim de evitar que chame todos os aprovados em espaço de tempo muito curto, a prefeitura pode pensar em tomar esse cuidado.

Então fique de olho no blog, no canal Youtube que com certeza divulgaremos a convocação aqui e lá também, e você não pode perder a chamada, é importante observar que faltar na escolha da vaga é eliminação do concurso.

Para entender um pouco mais sobre a chamada em setembro eu fiz um vídeo:

Deixe uma resposta