O concurso público de Auxiliar Técnico de Educação está homologado, a data da sua homologação se deu em 13 de agosto de 2020, está é uma realidade e precisamos já nos acostumar com a possibilidade de sermos nomeados, afinal o concurso foi homologado antes de período eleitoral e não entra da lei eleitoral dos concursos que impede nomeações, portanto a prefeitura pode ter nomear a qualquer tempo, obviamente que todos vamos saber quando isso acontecer, pois a prefeitura pretende fazer nomeação em larga escala.
Importante observar que se trata de um boato o que vou lhe informar aqui, e também vale lembrar que você está lendo um blog, não sou um jornalista e é possível que haja algum equívoco, e vai de você acreditar ou não.
Surgiu uns comentários fortes vindo de pessoas que trabalham diretamente com SME da prefeitura de São Paulo que há a ideia de abrir a escola em outubro e que vai precisar de mais pessoas trabalhando para passar confiança à população. Por conta da Lei 9.504, de 30 de setembro de 1997 não é possível fazer contratos de temporários, não neste ano, somente a partir do dia 4 de janeiro de 2021, obviamente que a prefeitura gostaria de contratar dos temporários por conta da própria ideologia da atual gestão… Diante do impedimento só restou para a gestão chamar do concurso público, e chegaram ao um número bom para suprir a necessidade por ora, até porque não se sabe se vai voltar com 100% dos alunos, e se vai chegar aos 100% até dia 23 de dezembro.
Número de nomeações
Visto que se pretende abrir as escolas, ter nomeações é coerente, e se formos analisar porque eles estariam tão desesperados em contratar funcionários se não forem abrir as escolas, outro ponto importante é que realmente o número de afastados somado com grupo de risco é alto, e isso justifica os contratos temporários em massa, porém precisamos pressiona-los para que apresentem esse relatório.
O número que me foi passado é de 1.300 nomeações em outubro, o que faz muito sentido, após homologado o concurso a prefeitura demora 2 meses para começar a nomear, existe todo um trâmite e a prefeitura não consegue fazer em menos tempo. Sendo nomeado em outubro, muito provavelmente o aprovado assume em novembro, é justo no mês que vai começar a voltar mais alunos, pois se imitarem o Estado, após 1 mês o número de alunos presente na escola aumenta.
Algumas pessoas discorreram sobre a possibilidade dos temporários ficarem pouco tempo no contrato e saírem para serem nomeados, isso é verdade, os primeiros colocados que assumiram como temporários seguramente vão pra escolha de vagas efetivas, porém isso não significa que a escola vai ficar com mais defasagem, na verdade ela vai continuar quase na mesma, vale observar que o temporário provavelmente está no lugar de alguém que é grupo de risco, chegando a vacina no Brasil ou a vacina do Dória é inventada… Uma vez vacinada, essa pessoa não é mais grupo de risco e volta a trabalhar. Só não haverá retorno daquele profissional afastado por outros motivos, aí na próxima chamada de temporários contratam alguém para ficar no lugar dele.
Campanha eleitoral
Existe uma coisa que ninguém se deu conta que o Covas pode perfeitamente usar ao favor dele, do mesmo jeito que ele angaria votos com os contratos temporários da mesmo forma ele pode fazer com os concursos, se formos analisar 1.300 nomeações no cenário atual é nomeação para dar com pau! Parece que não, mas é muita coisa para uma prefeitura, muito pela maneira que vão fazer, de uma só vez, eles ficar chamando em bloco de pessoas e provavelmente para fazer os exames vão se utilizar de clinicas conveniadas com a prefeitura para dar agilidade ao processo de nomeação, que se ocorrer com as aulas já funcionando são nomeações para ontem!
Em com esse número expressivo de nomeações o atual prefeito faz uma média com os aprovados no concurso, e não se engane muita gente de concurso vai acabar votando nele, porém não vamos nos esquecer de que ele não queria homologar o concurso, a briga foi extensa, foi de meses para convencer o governo a isso.
Portanto fique atenta, atento ao blog colabora concursos, ao canal Rogério Ferreira no Youtube que estaremos acompanhando e de olho nisso aí, e sim é um ótimo boato e que tem muito sentido se pensarmos na escola aberta, se não conseguirem convencer a população de abertura das escolas eu já acho improvável sair um número alto de nomeados, eu já acredito num número muito menor que 1.300.