Foi feita uma reunião entre as comissões do concurso público ATE (Auxiliar Técnico de Educação) e do Concurso de Coordenadores Pedagógicos com o presidente da Câmara, o vereador Eduardo Tuma (PSDB), também estava presente na reunião o vereador Celso Giannazi (PSOL).
Resumo da comissão
Fizemos uma reunião com o presidente da Câmara, o vereador Tuma sobre as homologações, ele disse estar tomando conhecimento melhor desse assunto agora e encaminhou as seguintes propostas:
Prontificou-se a fazer a interlocução com a Casa Civil e Secretaria de Gestão;
Pediu que o gabinete mandasse um ofício para a presidência com o pedido de homologação, para ele reencaminhar pela presidência para Casa Civil e Gestão, onde encaminharemos também os abaixo-assinados.
Amanhã junto com o Celso vai ligar para a Malde para adiantar o assunto.
E tudo que precisar para fazer interlocução política ele se dispõe a fazer.
Acreditamos que esse é mais um passo para conseguirmos a homologação, uma vez que o Tuma tem um bom relacionamento com o governo atual.
Minha fala
Como aconteceu da outra vez foi curta, o tempo era curtíssimo, 30 minutos divido para 10 pessoas, falei pouco, porém com uma fala muito produtiva e acredito ter tido uma grande contribuição na decisão do presidente da câmara dos vereadores Tuma, eu primeiramente observei o grande déficit no cargo de Auxiliar Técnico de Educação, apontei que o quadro completo seria 3 mil e temos 1.589 cargos vagos. Falei também da necessidade do concurso ser homologado nesta semana até o 4 de julho por causa do período eleitoral, visto que não sabemos ainda se as eleições serão homologadas ou não, e lembrei que é urgente a homologação pois as aulas podem voltar em setembro e não tem funcionário suficiente, a defasagem é de pouco mais que a metade do quadro.
Foi muito importante essa minha colocação, após minha fala as coordenadoras que vieram depois ratificaram várias vezes que realmente falta funcionário, ATEs e até funcionários da limpeza, vale observar que as coordenadoras presentes são todas professoras efetivas da prefeitura de São Paulo.
Fala das Coordenadoras
Eu gostei bastante das professoras e futuras coordenadoras, como elas já são funcionárias da rede (vale observar que o concurso CP 2019 foi interno, ou seja, somente servidores públicos efetivos que atuam na prefeitura de São Paulo poderiam participar) com trouxe uma contribuição importantíssima, pois trouxe a mesa de reunião alguns detalhes específicos do dia a dia na escola do município de São Paulo, com detalhes que justificam que o retorno às aulas necessariamente precisa ser com o quadro completo de funcionários. Nas falas das coordenadoras posteriores a minha, ratificaram a observação que fiz que o gigantesco déficit de funcionários, tanto no magistério como no quadro de apoio.
Aferição
Um dos participantes da reunião, e também aprovado no concurso de ATE observou que no próprio edital fala que a aferição poderá ser feita a qualquer tempo, não necessariamente antes da homologação.
A assessoria do vereador Celso Giannazi complementou com uma informação importante, não há na prefeitura uma lei específica que determina a aferição antes da homologação, o que há é que a aferição seja feita antes da escolha de vagas, isso pode agilizar e garantir a homologação o quanto antes.
Conclusão
A impressão que tive após essa reunião é positiva, visto que Eduardo Tuma e Bruno Covas tem um bom relacionamento no partido, ambos do PSDB, e o presidente da câmara me pareceu muito inclinado em ajudar nesta questão, uma vez que realmente existe a possibilidade da volta das aulas em setembro e ele demonstrou-se sensibilizado com o alto déficit de funcionários no quadro ATE e também no quadro de CP.
Neste semana teremos resposta, até o momento o prazo é dia 4 de julho, e o outro prazo passado ao presidente da câmara é 15 de agosto, mas claro esse segundo se realmente a eleição for adiada.
No meu entender a prefeitura vai acabar homologando o concurso dentro desses dois prazos, quase impossível acontecer nesta semana, visto que Tuma só tomou conhecimento da situação hoje, porém alguma resposta teremos.