A Secretaria Municipal de Educação volta a dar esperanças para os aprovados no concurso público de Auxiliar Técnico de Educação, bem como outros cargos que aguardam nomeação, na última reunião com o SINPEEM que é um Sindicato da Educação no município de São Paulo, a SME afirmou que teremos chamadas do concurso em breve, entretanto não nos passou um cronograma, conforme afirma o sindicato em nota:
“CONCURSADOS SERÃO CONVOCADOS
Desde o mês de abril de 2020, quando o SINPEEM conseguiu prorrogar o prazo de validade dos concursos para diretor de escola, supervisor escolar e PEI, realizamos pressões para que os aprovados sejam convocados para a escolha de vaga, incluindo os aprovados nos concursos para os cargos de coordenador pedagógico e ATE.
A SME afirmava que já havia solicitado autorização para convocar, mas que era necessária a manifestação jurídica quanto à possibilidade de convocar aprovados para todos os cargos que ficaram vagos, mesmo antes da aprovação da Lei Federal nº 173/2020, que proíbe aumento de gastos até 31 de dezembro de 2021.
Pressionamos e na, reunião realizada nesta quinta-feira, 14/01, foi confirmado ao SINPEEM que haverá a convocação de aprovados. Insistimos para que fosse apresentado o cronograma, mas foi afirmado que com o parecer favorável da Secretaria de Justiça irá ocorrer em breve.”
Não é a primeira vez que o sindicato recebe esse tipo de resposta para o questionamento a respeito das chamadas dos aprovados, isso nos deixa um pouco apreensivos.
Devemos ficar otimistas
Embora a SME não tenha sido objetiva na resposta dando um cronograma, ou seja, deixando explícito o dia da nomeação dos aprovados, é possível sonhar com a nomeação sim. Atualmente temos um novo secretário de educação, e até então ele vem se mostrando muito mais flexível que o Bruno Caetano, e Fernando Padula provavelmente não vai querer começar sua carreira no cargo se queimando com os sindicatos, por esse motivo eu acha boa a notícia.
Outro fator importante são as recentes movimentações no processo SEI, há muitas movimentações nos últimos dois dias, e isso pode se explicar através dessa afirmação da SME.
Porém não podemos deixar de ter cautela, não nos precipitarmos fazendo planos ou gastos desnecessários, há sempre a possibilidade de termos um novo Pinóquio, dessa vez numa versão melhorada, um Pinóquio 2.0, então vamos com calma, mas olhando a movimentação do SEI, quando chegar na SUTEM aí sim teremos a resposta final.