Desde quando escrevi um texto sobre uma suposta fraude envolvendo o concurso público de Sorocaba, o cargo em questão é de Professor de Educação Básica I, venho sofrendo todos os dias, de lá pra cá, ameaças de processos na esfera criminal, nem na civil é, e o texto não afirma absolutamente nada, só fala de comentários feitos nas redes sociais sobre irregularidades no concurso, como diferença no tempo de aplicação na prova e o boato mais grave que seria o vazamento da prova num curso preparatório para professores, mas são apenas especulações, e diante dos comentários eu escrevi um texto dando minha opinião sobre o assunto.

Mesmo sendo um texto de opinião sobre boatos, tomaram isso como sendo verdadeiro, como se realmente eu estivesse afirmando que houve fraude, mesmo sem eu apresentar nenhuma prova, e sem fazer uma confirmação clara da fraude. O texto basicamente dialoga com os boatos e critica a Vunesp, que é uma empresa que presta um serviço público e que não está imune às criticas, afinal ela trabalha pra todos e a inscrição no concurso é cara. Porém, ainda assim, foram diversos ataques a minha pessoa e ameaças.

Isso me leva a pensar se realmente existe liberdade de expressão no Brasil, meu maior medo é um dia escrever um texto e algum político usar a assessoria jurídica que é mantida e paga pela população e por mim, através de impostos, não gostar do que leu e abrir um monte de processos contra mim, seria o Estado usando a máquina pública contra uma pessoa física, praticamente uma guerra injusta. Seria mais ou menos o que acontecia na ditadura, não era possível criticar o governo, e sinto que ultimamente vem acontecendo algumas coisas esquisitas, aqui no blog, que me fazem lembrar a ditadura.

O concurso público de Sorocaba eu vou acompanhar, mas talvez eu não comente mais nada, nem no blog e nem no canal Youtube, eu fazer isso para evitar manifestações reacionárias aqui no meu espaço, o que é realmente lamentável, eu ter um blog, pagar para mantê-lo e não poder escrever nada nele.

Se notar os comentários no seguinte texto:

Tem comentário pedindo, além de processos contra mim, prisão em cárcere privado, tudo por causa de um texto que fala sobre uma suposta fraude, realmente vivemos tempos de ditadura militar, em anos de convivência na internet e escrevendo textos, eu nunca vi pedirem para prender alguém que escreveu uma suposição num blog, esse caso é inédito. Confesso que estou assustado com a situação, tenho medo de assumir o cargo em Sorocaba e vir a ser assassinado, pois diante dos comentários que li, eu tenho a sensação de que esses professores são capazes de tudo. E se for para ter a vida em risco, é melhor eu continuar onde estou e não assumir o cargo de Professor em Sorocaba e nunca ir morar lá.

O texto “Polêmicas envolvendo o Concurso PEB I de Sorocaba” será mantido até que venha uma decisão judicial em apagá-lo, esta será a principal postagem do blog do ano de 2020, como prova de intolerância, reacionarismo, censura, ameaças, entre outros, eu nunca imaginei que educadores seriam isso que vi nos comentários da postagem.

Fui expulso de um grupo de Sorocaba por causa da postagem polêmica, eu até agora não entendo o porquê de tanta preocupação, se realmente não houve fraude não há a necessidade desse ódio todo. Aparentemente as pessoas estão achando que eu tenho o poder de cancelar um concurso, isso chega a ser até engraçado.

Sinceramente espero que seja só um boato, e que realmente o concurso siga em frente, seja homologado e que as pessoas sejam felizes em Sorocaba, quanto a mim, Sorocaba é uma possibilidade que eliminei da minha lista de opções, eu não posso correr este alto risco, mesmo que lá pague um pouco melhor, vou aguardar um concurso na prefeitura de São Paulo, que é uma cidade gigantesca e não terei problemas se eu criticar algum concurso por aqui, os professores daqui já estão acostumados com essas polêmicas e sabem que nenhuma banca organizadora é confiável.

Deixe uma resposta