Nos últimos anos vem se tornando muito comum o desânimo das pessoas com concursos públicos, muito por conta da baixa no número de vagas, isso vem sendo arquitetando pelo capital financeiro tem muitos anos, e estamos vivendo o auge do enxugamento da máquina pública, porém neste post não vou focalizar nestas questões politicas, vamos debater um pouco sobre a nota no concurso público.
A primeira observação que precisa ser feita é qual sua nota média, como você pode calcular isso? Através de simulados, aqui no blog temos dois simulados atualmente e já estamos finalizando um terceiro, em breve divulgaremos, o concurseiro precisa fazer entre 4 e 5 simulados, somar a nota e tirar a média. A média da sua nota precisa sempre subir, nunca devemos ficar acomodados, com um 5 ou 6, 7 que seja, até porque essas notas aprovam o candidato, porém muito dificilmente ele será aprovado dentro do número de vagas, e ficará sempre a mercê da administração pública, em outras palavras terá que contar com sorte para ser nomeado, nomeada.
Como sair da nota 4,0
Caso você esteja com nota inferior a 5, é preciso resgatar forças e procurar melhorar essa nota. Quando eu comecei a participar dos concursos, tira nota 4, nota 4,5, às vezes um 5, ou seja minha nota média era 4,5, essa pontuação não me garantia aprovação em nenhum concurso público. O que eu fiz para melhorar, comecei a responder mais questões de concursos, a participar mais de concursos públicos, nos primeiros certames é comum a ansiedade, porém é preciso aprender a controlar essa situação adversa para não errar questões simples por causa de stress, nervosismo ou ansiedade, e isso só é possível participando de concursos, ganhando mais experiência. Em casa responda o máximo de questões possível, inclusive de outras bancas organizadoras, as matérias de Português e Matemática são as que mais precisam de atenção, pois estão em todos os concursos, e sempre precisamos revisá-las elas têm conteúdo extenso e não da pra lembrar tudo com rapidez na prova, e com treinamento diário elas ficarão na memória de longo prazo, quando se tem a informação em memória de longo prazo você consegue resgatar a informação rapidamente. Quando estiver resolvendo questões e estudando, sempre pense vou usar esse conhecimento pra sempre, e pronto você ativará a memorização de longo prazo.
Acredite depois de 2 a 3 meses respondendo questões sua nota média vai subir, se você está na faixa do 4,0 ela pode chegar ali nos 5,5, não é o ideal ainda, mas garante a sua aprovação, e claro que isso depende de cada um, cada pessoa tem um metabolismo diferente, nada impede da sua nota melhorar a ponto de chegar em 6,5, veja que mudança de 4,0 para 6,5. É muito importante essa monitorização da sua nota, não acredite mais em sorte, os concursos públicos estão cada vez mais concorridos e na hora de responder as questões, uma questão ou outra você acerta na sorte. A cada chute dado a chance de erro aumenta em 80%, se numa prova com 40 questões você chutar 25, seguramente você será reprovado, reprovada, e para diminuir o número de chutes nas questões o melhor método e estudar, e principalmente resolver questões, responder simulados.
Duas semanas antes da prova você deve fazer leves revisões e utilizar 80% do tempo de estudos resolvendo questões, e como se fosse um treino para o jogo final, e preciso ver como se sai no simulado, quanto tempo gatou para resolver a questão, e mais, quanto mais responder simulados, menos tempo gasto para terminar a prova.
Atualmente eu tiro notas 7,0, 7,5 às vezes 8,0, então pode-se considerar que minha nota média é 7,5, no que diz respeito a cargos de nível médio que cobram matemática, português, informática e conhecimentos legislativos ou administrativos. Não é uma nota ruim, porém nem sempre ela me garante estar dentro do número de vagas. A nota ideal é acima de 8, a pessoa que tira 8 quase sempre garante uma vaga, dentro do número de vagas inciais, aquela que tira 8,5 garante, e a que tira 9,0 já pode até preparar os exames médicos que será nomeada. Eu mesmo travo uma batalha de conseguir ultrapassar a marca dos 8,0, porém é um trabalho moroso, e atualmente você que me acompanha sabe que não tenho tanto tempo assim para estudar, às vezes até me atrapalho respondendo questões no Youtube, isso já é a falta de dedicação e atualização dos estudos, entretando eu quis assim, eu quis fazer canal no Youtube e criar Blog, eis a frase: “a cada escolha há ,sempre, uma renuncia”, porém nem tudo está perdido, no canal as videoaulas me garantem ao menos a pesquisa, e no Blog também.
Em suma, se sua nota está abaixo de 5,0 estude Português e Matemática e responda muito simulado, sempre que tiver um tempinho, vai na internet responder questões de concurso público, e vale sempre lembrar, pode ser que você consiga responder na prova alguma questão que você já respondeu na internet, quando acontece isso, a banca organizadora só troca alguma palavra no enunciado por um sinônimo, ou seja, é a mesma questão com palavras bonitas.