Hoje foi o primeiro dia da perícia médica para os Auxiliares Técnicos de Educação e vou revelar nesta postagem como está sendo a perícia, até para quem for nos outros dias ficar um pouco mais aliviado, aliviada.

Embora a prefeitura tenha solicitado que o candidato fosse em jejum de no mínimo duas horas, eles não coletaram sangue de ninguém, ou seja, o exame de glicemia não foi feito, talvez não achassem necessário, embora eu acredito que tenha algo a ver com a pandemia, podem estar evitando o máximo de contato possível e evitando agulhas.

O procedimento aparentemente é simples, mas tem diferença entre homens e mulheres, o que percebi pelos relatos, vamos dividir os gêneros pelo relatos.

Procedimentos com os Homens:

Fazem uma triagem no primeiro momento; tem aferição da pressão e exame simples de visão, o exame de visão é com a letra “E” virada pra esquerda ou direita, o médico ou técnico de enfermagem aponta para onde você deve olhar e pergunta se a letra está virada para esquerda ou direita, as letras tem um tamanho razoável, e quem usa óculos deve ir de óculos e deve levar a receita médica, neste caso o médico pode ficar examinando seu olho.

Depois da triagem é encaminhado para a sala do médico perito, ele examina a coluna, não pede raio-X ele só olha, ele pede para você fixar as pernas em linha reta e pede pra você esticar os braços  em direção aos pés, daí ele fica cutucando sua coluna, se você não sentir dor está tudo bem.  O médico escuta a respiração do cidadão utilizando um aparelho. Pede para se equilibrar numa perna só com joelho flexionado ou dobrado, acredito que seja para avaliar a força que você tem nos joelhos, pois se fez alguma cirurgia nele você pode não tem essa habilidade. Ele aperta as mãos do paciente e aperta os ombros e pergunta se sente alguma dor. Depois disso ele fica perguntando as mesmas perguntas do questionário médico, e não dá a resposta se está apto ou não, ele diz que isso quem decide é a prefeitura. Porém se ele não fala nada na hora é porque está APTO, esta é minha opinião pela experiência que tenho em perícias.

Obs: Alguns rapazes disseram que mediram a altura e peso, outros não, o que não passaram por esse procedimentos são homens visivelmente magros, e os que passaram alegaram estarem um pouco acima do peso, ou sobrepeso, portanto acreditamos que o médico calculou o IMC.

Procedimentos com as Mulheres:

A vida não é fácil com as meninas, vamos lá:

Fazem uma triagem no primeiro momento; tem aferição da pressão e exame simples de visão, o exame de visão é com a letra “E” virada pra esquerda ou direita, o médico ou técnico de enfermagem aponta para onde você deve olhar e pergunta se a letra está virada para esquerda ou direita, as letras tem um tamanho razoável, e quem usa óculos deve ir de óculos e deve levar a receita médica, neste caso o médico pode ficar examinando seu olho.

Depois da triagem é encaminhado para a sala do médico perito, ele examina a coluna, não pede raio-X ele só olha, ele pede para você fixar as pernas em linha reta e pede pra você esticar os braços  em direção aos pés, daí ele fica cutucando sua coluna, se você não sentir dor está tudo bem.  O médico escuta a respiração do cidadão utilizando um aparelho. Pede para se equilibrar numa perna só com joelho flexionado ou dobrado, acredito que seja para avaliar a força que você tem nos joelhos, pois se fez alguma cirurgia nele você pode não tem essa habilidade.

 Além desse procedimento igual com os homens vem alguns diferentes, com as mulheres o médico pede para olhar as canelas, acredito que seja por questão das varizes, conforme eu havia alertado em vários vídeos e várias postagens. Uma coisa que eu não previ e aconteceu, pedem para as mulheres mostrarem o umbigo e levantar e abaixar os braços várias vezes, esse procedimento de levantar o braço provavelmente é para identificar se houve retirada de tumor em algum momento, ou se a mulher tem algo na região do seio, pois se ela tem um tumor na mama, por exemplo, terá dificuldade em fazer essa movimentação. Pelo que falaram nestes procedimentos mais delicados não é um médico homem que faz, e sim uma médica com auxiliares todas mulheres também.

Aconselho as meninas a irem de shorts e uma camisa, pois pode ser que precisem mostrar as canelas, e pode ser que precisem mostrar o umbigo, aí se vai com calça jeans pode ser complicado, e com vestido pode ser constrangedor também, embora sejam mulheres que fazer esses exames mais delicados, mesmo assim a gente não gosta de ficar se expondo tanto, ainda mais que é só um exame admissional, mas fica a dica!

OBS: A depender do médico perito ele olha os dentes do candidato para verificar se são todos permanentes. Isso vale para homens e mulheres.

Agachamentos

Deixei um tópico exclusivo para falar disso, pois em oportunidades anteriores quando falei disso não botaram fé, tudo depende do médico, aquela situação de se equilibrar num joelho só é uma espécie de agachamento, pois o médico pede para abaixar até a altura da cintura mais ou menos e pede isso algumas vezes, e são com os dois joelho isso.

Ouvi de relatos de agachamentos com as duas pernas, sobe e levanta, sobe e levanta. Aconselho que faça essa movimentação devagar, se fizer muito rápido e você tive alguma coisa no joelho ou na coluna você pode ficar literalmente travado, travada, imagina o vexame, então vá com calma.

Mas mesmo assim tudo depende de qual perito você vai pegar, pode ser o “bonzinho” ou o exigente, porém é tudo muito tranquilo, esse constrangimento é só uma vez o cargo é pra sempre, boa sorte.

Deixe uma resposta