Como foi a prova de PEB I em Sorocaba
Ontem participei da prova de Professor de Educação Básica I da prefeitura de Sorocaba, e conforme eu havia prometido venho contar um pouco de como foi a experiência.
Seria uma prova como qualquer outro se não houvesse o detalhe chamado “pandemia”, pela prova ter esse empecilho real e atual, as pessoas tem muita curiosidade em saber sobre os protocolos de saúde, saber se a Vunesp está bem organizada nisso ou não.
Protocolos de Higiene
Pelo menos no local da minha prova EM Prof. Oswaldo de Oliveira foi tudo muito tranquilo, não houve aglomeração, os candidatos respeitaram o horário de entrada e mantiveram o distanciamento. Dentro da sala de aula pouquíssimas mesas a dispor dos candidatos, numa sala com 23 carteiras, apenas 11 foram utilizadas, havia um distanciamento lateral das mesas de 1,5m (um metro e meio) e um distanciamento vertical de 2 metros, portanto fazer a prova estava dentro dos protocolos de higiene, lá não tinha ar condicionado, então foi uma preocupação a menos, ligaram o ventilador.
Nenhum candidato podia fazer a prova sem máscara, aliás, sem a máscara a pessoa não poderia nem entrar na escola. A parte mais chata é fazer a prova usando máscara, de certa forma ela tira sua concentração, como lá estava muito quente, o rosto começava a esquentar demais por causa da máscara, e isso me causou, e creio que nos outros candidatos também, um desconforto enorme.
Todas as assinaturas o candidato teve que usar sua própria caneta, e não tem coleta de digitais, pois estariam todos colocando as mãos e os dedos no mesmo objeto, portanto a Vunesp assertivamente evitou essa coleta.
Abstenções
Como era de se esperar por conta da pandemia as abstenções foram altas, para se ter uma ideia, na minha sala eram para ter 11 pessoas, só foram 6, ou seja, uma ausência de 45%, isso é mais alto que um concurso comum que as abstenções são em média 30%, e muito mais alto em concurso de professor aonde a ausência é de cerca de 20%. Com essa abstenção de 45% dos 12.358 apenas cerca de 6797 compareceram para fazer a prova, como a prova não foi fácil, acredito que apenas uns 3.100 conseguiram a aprovação.
Essa ausência, claro, tem total ligação com a pandemia, aquela que é do grupo de risco não quis se arriscar indo fazer a prova, muitas pessoas que moram em São Paulo não se sentiram à vontade de viajar durante a pandemia para fazer uma prova, sobretudo quem não tem carro, apenas alguns que tem carro tiveram a coragem de ir.
Meu desempenho
Eu sabia que poderia ter dificuldades nos conhecimentos pedagógicos, a parecia que a Vunesp lendo meus pensamentos, ou assistindo meus vídeos, caíram muitas questões de bibliografia e poucas de legislação, autores que lembro que caiu; Freire, Ferreiro, Hoffman, Freitas, Veiga, Zabala, Luckesi, entre outros, nesse quesito a Vunesp deu um show, colocou uma questão de cada autor, e não foi uma questão que julgava a teoria do autor de maneira mais generalista, na verdade pegaram trechos das teorias contidas em seus livros, e se a pessoa não leu o livro fica difícil responder, portanto eu mesmo tive dificuldades, pois como não conclui o curso de pedagogia, muita coisa eu ainda nem vi, e não tenho tantos livros de pedagogia.
Porém mesmo caindo muitas questões de conhecimentos pedagógicos e poucas de Leis, eu tive um desempenho bom em conhecimentos específicos, segundo o foram 18 acertos em CE, isso significa uma nota 6,0 nessa parte da prova, na última prova que fiz de PEB I, em Santo André, eu havia tirado 5,0, melhorei. No geral, segundo o , minha nota foi 6,8 juntando todas as matérias, em Santo André foi 6,0, mais uma vez minha nota ficou bem melhor. Claro que em Sorocaba o nível dos candidatos tende a ser mais alto, nesses anos acompanhando os concursos públicos, notei que os concursos no interior de São Paulo têm notas altas, portanto a nota corte tende a ser alta. Entenda “nota de corte” como a nota necessária para estar dentro do número de vagas, a nota necessária para ser aprovado é 50, portanto eu consegui minha aprovação.
Outro fator que contribuiu para minha aprovação foram as recentes leituras de legislação, eu li no canal e disponibilizei aqui no blog, as leituras dos conselhos e do decreto do estágio probatório, caíram 4 questões dos conselhos 1 de cada de conselho, e uma questão de estágio probatório, eu acertei as 5, eu comento esses, pois foram leituras simples e curtas, e mesmo com leitura de textos curtos garantiram 5 acertos, portanto não devemos desprezar as leituras, sei que muita gente não gosta, da deslike, porém eu faço as leituras porque a Vunesp cobra lei seca, e muitas outras bancas também, portanto é ler, reler e “tri-ler”.
Acredito que o gabarito vai sair só na quarta-feira dia 14 de outubro, pois hoje é feriado, e é necessário que o gabarito saia primeiro no diário oficial de Sorocaba, e acho que isso só vai acontecer na quarta-feira mesmo, enquanto isso aguardo ansioso, o ás vezes oscila, ora estou com 6,8, ora com 7,0, obviamente que prefiro a segunda nota.
Quem tiver interesse de conhecer o segue o link: