A pergunta que não quer calar é a seguinte: vale a pena ser temporário? Afinal, vale mesmo a pena ser auxiliar técnico de educação temporário? Nesta postagem vamos analisar isso novo palavra

 Se você está desempregado, desempregada a resposta é sim, mesmo o concurso público de ATE tendo sido homologado recentemente, ainda não temos datas de nomeações e nem projeção para isso, a homologação é muito recente, não podemos assegurar que vai ter nomeação esse ano, e mesmo se tiver talvez seja num número muito menor que o de vagas no edital, provavelmente teremos chamadas significativas no final de janeiro, portanto você terá ao menos 5 meses de sobrevida sendo temporário, temporária. E se você foi convocado e não é da lista de aprovados? A resposta também é sim, principalmente se você está desempregado, desempregada, nesse seu caso em especial que não é aprovado no concurso não tem muito o que pensar, é assumir como temporário e ficar um ano trabalhando.

 Até mesmo se você estiver numa classificação boa no concurso compensar assumir como temporário, temporária, porque quando chamar do efetivo você pode assumir como efetivo, pois automaticamente o contrato temporário será cessado, porquanto no próprio termo de contrato existe uma cláusula prevendo que se a pessoa que trabalha como temporária uma vez efetivada, o contrato é encerrado automaticamente. Então se a sua dúvida é “posso ser efetivado mesmo tendo trabalhado como temporário?” a resposta é sim. Essa dúvida surgiu porque no edital temporário diz que a pessoa que participou de um contrato até dois anos atrás não pode assumir o cargo, mas é importante observar que a pessoa não pode assumir outro cargo como temporária, isso não diz respeito a assumir como efetivo, uma coisa não tem nada haver com a outra, então pode assumir o seu cargo temporário tranquilamente e ser feliz.

Segunda chamada

Infelizmente a notícia que tenho com relação à segunda chamada de temporários não é boa, ouvi falar que nesse ano de 2020 provavelmente está foi a única chamada de temporários, inclusive há relatos que o número de convocações foi alto para garantir que vão preencher as poucas vagas disponíveis, aparentemente esses cargos a serem preenchidos são de fato de pessoas afastadas, e não há a possibilidade de empossa um efetivo no lugar dum afastado, tem que ser um temporário.

Estaremos acompanhando esses processos, e como sou aprovado no concurso de ATE 2019 estarei muito por dentro dos assuntos referentes a esse cargo, e sempre que puder eu postarei as novidades. Boa sorte.

Deixe uma resposta