Saiu, finalmente, a nota da redação dos concursos de Professor de Educação Infantil e Professor de Ensino Fundamental e EJA, do concurso público de Guarulhos, e a decisão da prefeitura de da Vunesp foi manter as 1.000 redações de PEI mais os empatados e 300 redações de PEB mais os empatados. Ficando, assim, 1254 redações de PEI corrigidas e 420 redações de PEB corrigidas.
A publicação de hoje foi só sobre a nota da redação, não saiu a classificação preliminar, que aí essa sim é muita esperada e decisiva, afinal será que quem não teve a redação corrigida está fora do concurso? O que se pode observar é que mesmo notas abaixo de 50 foram publicados é um sinal que indica a possibilidade de não eliminar quem não teve a redação corrigida, que é a esperança de quem não teve a oportunidade de participar dessa fase.
Todos os recursos contra a nota na prova objetiva foram indeferidos, e demais recursos provavelmente também, a banca Vunesp é totalmente inflexível nos recursos, é raro reverter alguma situação ou anular alguma questão.
A redação teve nota de tudo que é jeito, desde 0,00 até 100,0, pelo o que observei nota 100,0 eu só vi uma, e foi na prova de PEI, ou seja, nas redações da Vunesp é necessário corrigirem 1.000 redações para sair uma nota 100,0, tamanha dificuldade de o evento acontecer.
Meu desempenho
A primeira prova que fiz foi a de PEB, esta prova eu tive um desempenho interessante e obtiver nota que me deixou dentro dos 600 primeiros, mas não dentro dos 300 primeiros que terão a redação corrigida conforme o edital na sua primeira versão dizia.
Depois a prefeitura de Guarulhos decidiu aumentar para 600 redações corrigidas, eu fiquei alegre com a possibilidade de melhorar minha classificação e de continuar no concurso público, porém essa esperança foi frustrada duas semanas depois com a prefeitura voltando atrás e revogando a modificação do edital, retornando para as 300 redações.
Eliminação do concurso
O entendimento que temos no momento é que só serão eliminados do concurso, tanto de PEI quanto de PEB, aquele que obteve a nota inferior a 50,00, quem tirou de 50,00 para mais continua habilitado no concurso público, uma vez que durante as retificações do edital tiraram a nota da redação como eliminatória a deixando como classificatória.
No meu entender está bem óbvio que quem acertou igual ou mais que 50% da prova objetiva está habilitado no concurso, e pode no futuro esperar por uma convocação, mas ficar na expectativa, nenhum governo é obrigado a convocar todos os aprovados no concurso, ele faz convocações conforme necessidade.
O que é preocupação de todos os que acertaram 50% ou mais da prova objetiva é que se realmente a prefeitura vai interpretar como estou interpretando essas retificações no edital, se de certa forma eles confundam tudo e resolvam eliminar do concurso público quem não teve a redação corrigida.
O fato é que esse concurso ficou bastante bagunçado, e a maneira de não ter complicações na justiça é manter os que não tiveram nota de redação aprovados no concurso, obviamente os que obtiveram nota mínima para continuar habilitado.
Segue abaixo a publicação no diário oficial de Guarulhos: