O Concurso Público de Professores do Estado de São Paulo parece que realmente está perto do fim, falta a homologação e chamadas desse concurso que teve suas provas realizadas em agosto do ano passado.
A primeira ação positiva em relação a possibilidade da homologação do concurso é que hoje (14/05) foi divulgada no diário oficial do Estado (DOE) a relação de vagas de todas as escolas para o procedimento de remoção, segue abaixo:
Vale observar que na relação das vagas a leitura a ser feita é de que quantidade de aulas disponíveis nas escolas, outro ponto é que essa relação tem a ver com as vagas efetivas não tem ligação com as vagas preenchidas por professores temporários.
Após a homologação do processo de remoção, ou seja, quando sair o resultado final da remoção, a pasta de Educação terá o mapa completo das vagas em todas as unidades escolares, facilitando, então, o processo de convocação para sessão de escolha de vagas.
Segue abaixo o cronograma da remoção SEE-SP 2024:
14 de maio – Publicação da relação de vagas
15 a 24 de maio – Inscrições Online pelo Portalnet
15 a 27 de maio – Deferimento das inscrições nas Unidades Escolares
28 de maio a 12 de junho – Deferimento das inscrições e documentações nas Unidades Escolares
27 de junho – Publicação da Classificação Preliminar
02 a 06 de julho – Período de recursos e reconsideração pelo Portalnet
02 a 12 de julho – Análise dos recursos
30 de julho – Publicação do resultado final da remoção docente
Caso o concurso seja homologado durante os próximos meses: maio ou junho, a partir de agosto a Secretaria de Educação terá plenas condições de fazer a chamada pelos motivos já explicados.
E é mais ou menos o que parece que vai acontecer.
Documento vazado
Não vou divulgar esse documento vazado da SEE-SP, pois não sei qual a procedência dele e pelo o que observei é uma documentação interna. Alguns candidatos as vagas do concurso público alegam que o cronograma que está rolando nas redes sociais foi um print da reunião do Renato Feder com supervisores e diretores de escola.
Nesse cronograma diz que:
- Agosto de 2024: levantamento de vagas e sessão de escolha – Concurso Público
- Outubro de 2024: Nomeação, Perícia Médica, Posse e Exercício – Concurso Público
- Novembro de 2024: Atribuição de aulas Categoria A (efetivos) e aprovados no Concurso Público
- Novembro de 2024: Segunda chamada do Concurso Público
Pelo conhecimento que tenho do Estado de São Paulo em nível de administração esse cronograma faz todo o sentido, e muito provavelmente vai ser seguido à risca. O concurso tem chances de ser homologado no mês de junho, antes mesmo de finalizar o processo de remoção, e aí finalmente em agosto teremos as primeiras chamadas.
O documento ainda diz que haverá processos de atribuição de aulas durante todo o ano de 2025, então é possível que no ano que vem ainda tenha uma terceira e quarta chamada.
Outro fato que aconteceu que pode ser um sinal de que realmente vão homologar o concurso e tocar as chamadas, foi a de que o sindicato perdeu na justiça a anulação da nota da videoaula, então isso gera menos trabalho para a banca organizadora fazer a classificação final.