Ícone do site Colabora Concursos

Concurso de Santo André, possibilidade de Municipalização de Escolas aumentando as vagas do Concurso

O Prefeito de Santo André disse em uma live que pretende municipalizar escolas da Cidade, a municipalização basicamente é puxar as escolas do Estado para a Prefeitura possibilitando, assim, a criação de novos cargos de Professores PEB I e consequentemente aumentando a necessidade de chamadas do Concurso Público além das vagas iniciais. Vejamos a fala do Prefeito:

Ele deixe bem claro que há um plano de municipalização e que segundo ele será apresentado publicamente em breve. Ainda observa que foram municipalizadas 17 escolas, esse fato aconteceu no ano de 2022, segue a lista das escolas que foram municipalizadas na ocasião:

1. DR. ALBERTO FRANCIA GOMES MARTINS
2. PROF. ANTONIO DE CAMPOS GONÇALVES
3. PROF. BENEDITO GOMES DE ARAUJO
4. CAMILO PEDUTI
5. CARLOS VICENTE CERCHIARI
6. PROF. CELESTINO BOURROUL
7. PROF. ÊNNIO MÁRIO BASSALHO DE ANDRADE
8. PROF. FELIPE RICCI DE CAMARGO
9. PROF. FRANCISCA HELENA FURIA
10. PROF. GABRIEL OSCAR DE AZEVEDO ANTUNES
11. PROF. HERMÍNIA LOPES LOBO
12. PAPA JOÃO XXIII
13. PROF. JOAQUIM DE CARVALHO TERRA
14. PROF. JOSÉ AUGUSTO LEITE FRANCO
15. DR. JÚLIO PIGNATARI
16. PROF. PAULO SINNA
17. REVERENDO SIMÃO SALÉM

Não há nada confirmado no momento, porém há comentários pela rede que pretendem mesmo municipalizar todas que tem fundamental I começando pelas escolas PEI.

Se forem municipalizar todas com fundamental I então o plano a ser apresentado pode prever a municipalização de 09 escolas, elas atualmente tem o Projeto PEI do Estado, ou seja, são escolas com período integral com horário de funcionamento de 07:00 às 17:00, e não se sabe de fato como a Prefeitura poderá fazer o atendimento, provavelmente com professores 30h de manhã e 40h manhã/tarde, pois provavelmente as aulas poderão ser das 8:00 às 17:00, como acontece em São Bernardo do Campo, entretanto as escolas de tempo integral da cidade vizinha tem funcionamento de 7:00 às 18:00 permitindo ter professores de meio período nos dois horários e professores em horários intermediários para não ter a quebra no almoço.

Caso aconteça a municipalização as escolas são as seguintes:

ESCOLAENDEREÇO
ATILLIO TOGNATORUA PASCOAL PEDUTO,10 – JARDIM ALVORADA
CARLOS GARCIA, DrRUA SIDNEY, 760 – CAMILÓPOLIS
FELÍCIO LAURITO, Dr.RUA ARIZONA, 113 – PQ NOVO ORATÓRIO
HOMERO THONAV. PEDRO AMÉRICO, 1705 – VILA GUARANI
JOAQUIM DA FONSECA SARAIVARUA ALEMANHA, 591 – PQ DAS NACÕES
LOUIS JOSEPH LEBRET, PadreRUA LONDRINA, 328 – JARDIM PROGRESSO
LUIZ MARTINSRUA JOSÉ D´ANGELO, S/Nº – JARDIM BOM PASTOR
NELSON CARDIM DE BRITO, Prof.RUA IDONÉSIA, 726 – PQ NOVO ORATÓRIO
VALENTIM AMARAL, DeputadoRUA IBIÚNA, 80 – JARDIM PARAÍSO

E caso a Prefeitura queira assumir parte do fundamental II, existe ainda, uma 10ª candidata a municipalização é a EDEVALDO PERASSI, Prof. End: RUA ÉDEN, 260 – JARDIM SANTO ANDRÉ, que tem fundamental I e II, apenas, não tem o Ensino Médio que no momento é responsabilidade do Estado.

Com a municipalização parte das vagas das salas vão para Professores da Prefeitura, outra parte é ofertada como convênio com o Estado, porém nesse convênio não pode ser com Professores contratados como categoria O, o que acaba resultando em aumento de vagas para os Professores da Prefeitura de Santo André, e ela é obrigada a chamar do Concurso Público.

Sair da versão mobile