Depois que fiz um vídeo no Youtube, que foi muito acessado, ele falava sobre o que achei da prova do concurso do Banco do Brasil, muita gente relatou que as provas foram diferentes, a principio eu não entendi bem, e até duvidei um pouco, mas depois constatei que era a mais pura verdade.

A fundação Cesgranrio, organizadora da seleção externa, na verdade o que tivemos foi um processo seletivo, o chamamos de concurso público por força do hábito, e as empresas de cursinhos preparatórios chamam de concurso público porque não está saindo concurso nenhum desde o novo governo entrou e aí procuram vender o peixe, publicou uma nota de esclarecimento após inúmeras reclamações nas redes sociais:

“A fundação Cesgranrio, organizadora da Seleção Externa – Edital n° 01 – 2021 do Banco do Brasil, destinada a selecionar candidatos com a oferta de vagas e para formação de cadastro de reserva para pavimento de vagas no cargo de Escriturário: Agente de Tecnologia e Agente Comercial, informa que foram elaborados três conjuntos de provas para o cargo de Escriturário – Agente Comercial, cada um deles com cinco gabaritos, e apenas um conjunto de provas para o cargo de Escriturário – Agente de Tecnologia, também com cinco gabaritos”

“Ressaltamos que a aplicação dos diferentes conjuntos de provas para o cargo de Escriturário – Agente Comercial, observou a divisão geográfica de UF/Macrorregião/Microrregião, que consta no Anexo I do Edital supramencionado, de modo que os candidatos que concorrem à mesma vaga, fizessem as mesmas provas, conforme previsão do subitem 2.2.5 do Edital. Sendo assim, afirmamos categoricamente que o princípio da isonomia foi respeitado. Dessa forma, reiteramos que o cronograma da referida Seleção Externa continuará sendo cumprido normalmente, bem como desejamos boa sorte a todos os candidatos que compareceram às provas no último domingo (26/09/2021)”.

Obviamente que quando há alguma possibilidade de cancelamento de uma prova a banca organizadora entra em desespero, colocar num concurso público provas diferentes é um erro exclusivo da banca organizadora, o Banco não tem nada a ver com isso, assim como a Prefeitura, Estado ou a União, e se neste caso cancelam a prova o prejuízo é todo da banca organizadora.

Porém analisando o caso do concurso do Banco do Brasil, não acho que é motivo para cancelar, as provas foram diferentes em localidades distintas, por exemplo, ao que tudo indica no Estado de São Paulo tivemos somente um tipo de prova, e isso garante o principio da isonomia, uma vez que a seleção externa é regionalizada e os concorrentes paulista disputam vagas no Estado de São Paulo, os Baianos na Bahia e assim por diante, quando falo baianos e paulistas, refiro-me aos residentes dessas localidades.

Isonomia

O princípio da isonomia, também chamado de princípio da igualdade, é um princípio que se encontra dentro do ordenamento jurídico brasileiro e na grande maioria dos ordenamentos jurídicos de países democráticos do mundo inteiro.

A isonomia, dentro do direito, nada mais é do que a equalização das normas e dos procedimentos jurídicos entre os indivíduos, garantindo que a lei será aplicada de forma igualitária entre as pessoas, levando em consideração suas desigualdades para a aplicação dessas normas.

No final das contas não teremos problemas com esse edital, porém a banca organizadora poderia ter evitado a polêmica, se sou eu o responsável pela banca não faria de jeito essas provas diferentes, mesmo em regiões distantes, estamos vivendo a maior crise da história do Brasil, e você tem um concurso com 1 milhão de inscritos, tem que fazer de tudo para evitar polêmicas, eu mesmo, de jeito nenhum colocaria provas diferentes, seria uma só pro país inteiro, mas há gestores e gestores nessa vida.

Vaga no Banco do Brasil pode ser um Cavalo de Tróia

Muitas pessoas que entraram em contato comigo disseram sobre o grande problema da vaga no BB ser CLT, e que o principal objetivo do Banco é vender. E isso é a mais pura verdade, o banco é uma instituição de economia mista, mas quem manda é a iniciativa privada, e aí a gente já sabe o lucro vem antes de tudo, até mesmo do bom atendimento.

Há relatos sobre a imensa dificuldade dos calouros passaram pela experiência de 90 dias, como o foco da empresa é vender, se o novato não se adaptar e não render no sentido de vender produtos ele é eliminado do Big Brother no 89º dia. Portanto é de se pensar muito antes de assumir esse emprego, se você é funcionário público estável, não me parece uma boa ideia trocar, conheço muita gente boa que foi desligada do Banco do Brasil durante a experiência. A relativa estabilidade neste banco só depois dos 90 dias, e mesmo assim demitem se precisar, volta e meia aparece os planos de demissão voluntária, que de voluntária não tem nada, na realidade é um listão com os nomes dos demitidos que o gerente do banco deverá persuadir para que ela entre no acordo de demissão.

Você deve estar pensando: Rogério, se é tão ruim porque você fez a prova? Eu fiz porque no momento estou desempregado, então para mim tanto faz entrar lá e ser desligado na experiência, não tenho nada a perder, porém dou essa alerta, pois talvez você tenha algo a perder. Outro fator é o do treino, como sou concurseiro, muitas vezes participo do concurso para treinar minhas habilidades.

Deixe uma resposta