Concurso PEIF 2022, a VACÂNCIA do cargo é de 3.125
Fiz um requerimento de informação junto a Prefeitura de São Paulo solicitando a quantidade de cargos vagos de Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (PEIF), Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Língua Portuguesa, Educação Física e Matemática e fui atendido.
O atendimento aconteceu de maneira muito rápida, entrou com o pedido dia 07 de setembro e atenderam no dia 12 de setembro. A data base de vacância utilizada foi 31 de agosto de 2022, e para esses cargos a vacância está da seguinte maneira:
Segue abaixo na íntegra a resposta da Prefeitura:
Data Resposta: | 12/09/2022 |
Resposta: | Prezado solicitante, Em atendimento ao seu protocolo, informamos que a Secretaria Municipal de Educação – SME, possui 3.125 (três mil cento e vinte e cinco) vagas para o cargo de Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (PEIF I), data base 31/08/2022. Para o cargo de Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Língua Portuguesa há 564 (quinhentas e sessenta e quatro) vagas; Educação Física há 351 (trezentas e cinquenta e uma) vagas e 469 (quatrocentas e sessenta e nove) vagas para Matemática, data base 31/08/2022. Os dados são extraídos do Sistema, no último dia de cada mês, de acordo com monitoramento da Coordenadoria de Gestão de Pessoas – COGEP/SME. Continuamos à disposição. Atenciosamente, Omar Cassim Neto Chefe de Gabinete Secretaria Municipal de Educação |
Levando em consideração o cargo de PEIF, se a gente for observar o edital do atual concurso público, será um concurso em que vai zerar a lista de aprovados em 1 ano e meio no máximo, pois temos atualmente 3.125 cargos vagos e serão aprovados somente cerca de 5 mil, por conta da configuração do certame, que limita de maneira exagerada os habilitados para a fase de prova prática.
Vale observar que o concurso tem validade de 1(um) ano prorrogável por igual período, então teremos um concurso curso em duração, porém longo em execução, no sentido de ser homologado, acredito que esse concurso público será homologado em outubro de 2023, para só em janeiro de 2024 ter novidades em relação às chamadas.
O número de aprovados no concurso será baixo, para tentar mudar essa situação alguns políticos entraram com um acordo de aumentar para a última fase do concurso 6x o número de vagas do que edital, isso aumentaria de 5 mil aprovados para 7.600 aprovados, um aumento muito interessante. Foi solicitada, também, a exclusão da prova prática para o PEIF. No momento aguardamos novidades, mas o edital não teve nenhuma alteração nesse sentido.