Concurso Professores do Estado de São Paulo, como funcionam as opções de escolha
Nesta postagem vou deixar bem claro como funciona essa questão das opções de Diretorias de Ensino no Concurso Público de Professores do Estado de São Paulo. Quando o candidato ao cargo de Professor de Ensino Fundamental e Médio fez a inscrição ele teve que indicar 7 Diretorias de Ensino, conforme podemos conferir abaixo:
Até aqui tudo bem, você vai disputar em várias Diretorias de Ensino, porém alguns candidatos estão fazendo confusão em relação a como serão preenchidas essas vagas.
A primeira observação que devemos fazer aqui é que a sua melhor classificação será na primeira opção, independente da sua nota, mesmo que tenha tirado 100 pontos, você só será primeiro colocado na opção 1, as outras vai ter um monte de gente na frente. No edital do Concurso Público há uma explicação bem discreta:
3. Os candidatos serão alocados de acordo com a ordem de preferência nas Diretorias de Ensino indicadas no ato de inscrição, e não havendo mais vagas nas Diretorias de Ensino de opção, os candidatos poderão pleitear outra de sua preferência. (está na página 68).
Poderiam dar mais exemplos, mas basicamente você conseguirá assumir uma vaga, na segunda opção, por exemplo, depois que todos que escolheram a sua segunda opção como primeira tenham sidos convocados. Se na sua segunda opção há 100 pessoas aprovadas lá como primeira opção e você tem a tal nota 100,00, por exemplo, você será o 101 da classificação daquela segunda opção.
Pensando assim é praticamente impossível você ser convocado na sua sétima opção, eu diria que é um milagre se isso acontecer.
Mas porque fizeram isso na inscrição do concurso?
Por causa das cidades do interior de São Paulo, é muito comum ter poucos aprovados em algumas dessas cidades e a lista zerar rapidamente, aí podem usar esse recurso das demais opções.
Ainda explicando como funciona esse sistema, eu diria a você o seguinte “se concentre na sua primeira opção” independentemente da nota que você ficou as vagas são alocadas por opção e classificação geral, o que vai determinar a ordem de escolha são esses dois fatores. E mais uma vez, se concentre na sua primeira opção é nessa que vão te convocar, as chamadas são feitas pelas Diretorias de Ensino, a Secretaria de Educação autoriza as chamadas e dá um prazo, aí cada Diretoria de Ensino faz sua própria convocação. Não é uma chamada que a Secretaria de Educação faz e vai distribuindo pela Diretorias de Ensino, é uma chamada que as DE fazem e vão distribuindo as vagas pelas escolas.
Vamos ver uma situação prática:
Vamos imaginar que todas essas pessoas estão concorrente na mesma Diretoria de Ensino, a primeiro momento você pode pensar que a Ingrid seria a primeira convocada, pois passou em primeiro lugar pela classificação geral, porém a opção dela é a 3, muito provavelmente a classificação dela nessa Diretoria de Ensino não será boa.
Vou aplicar o filtro com prioridade primeira de opção e prioridade segunda de Classificação Geral, pois será assim que todas as Diretorias de Ensino vai fazer e teremos a seguinte classificação:
Notamos que a Ingrid que num primeiro momento parecia que ia pegar uma classificação boa, pois passou em primeiro na geral não pegou, porque a opção dela era 3 já bastante alta, ela ficou depois de todos da opção 1 e todos da opção 2, e a Ellen, primeira colocada na Diretoria de Ensino, não teve uma classificação geral boa, mas obteve a primeira colocação por ter colocado essa Diretoria de Ensino como primeira opção.
Espero que após essa postagem não haja mais confusões com essa questão das opção de escolha.
Syair Sdy
Concurso Professores do Estado de São Paulo, como funcionam as opções de escolha
Anônimo
Amei a explicação
Anônimo
Gostei das explicações!
Anônimo
Muito boa a explicação 👏🏻
Anônimo
A explicação foi excelente, clara e objetiva, mas a dúvida é quanto aos professores de anos iniciais que não realizaram o concurso?
Anônimo
Me contemplo com a contribuição, essa era uma dúvida que eu carregava
Muito obrigado
Anônimo
Muito obrigada pela explicação, mas eu tenho outra duvida.
Eu prestei para filosofia, e fui classificada em 02599, eu tenho alguma chance de ser chamada em 2024?
Anônimo
Quando foi esse concurso?
Anônimo
Outubro/23
Célia Gomes
Fui reprovada no vídeo pois não me atentei aos temas, embora tenha tido êxito nas provas escritas. Será que ainda tenho alguma chance?
Anônimo
Nesse caso, se o candidato estiver dentro do número de vagas ofertadas pela DE, independentemente da classificação geral, será chamado primeiro?
Anônimo
Só Gratidão a Deus por essa oportunidade 🙏 Obrigada por danar minha dúvida a respeito da classificação.Acho que tenho.chance apesar de estar no 4300 Geral , mas por DE pela planilha não oficial estou 32
Que Deus nos abençoe 🙌🙌🙌
Anônimo
Como faço a inscrição? Não está disponível?