Temos novidades no Concurso Público de Professores do Estado de São Paulo, hoje (14/06), em live, o Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder em conjunto com sua equipe, disseram que o concurso público que está em andamento será homologado no final de junho e na última semana de agosto haverá convocação de 15 mil aprovados. A live era para falar sobre a atribuição de aulas dos efetivos e temporários, mas calhou do assunto “concurso público” virar pauta.

Veja abaixo o trecho:

Isso corrobora com uma postagem que já fizemos aqui no Blog, nós já havíamos dito que após a homologação do processo de remoção muito provável que teria a homologação do concurso e posteriormente a chamada.

Ademais, foi confirmada a sessão de escolha em agosto e a nomeação e posse em outubro, portanto o Governo do Estado de São Paulo vai se desdobrar para cumprir com as metas. É importante observar também que essa “pressa” por parte da Secretaria de Educação em nomear logo os aprovados no concurso é para que eles possam participar, junto com os categoria A, do processo de atribuição de aulas, até para que eles não tenham desvantagens em relação aos temporários que pegam as vagas que sobram da atribuição após os categoria F.

Parece que finalmente o assunto Concurso Público de Professores do Estado de São Paulo terá um fim, após quase um ano da data da prova objetiva.

Processo Seletivo PEB I

Já para o PEB I não houve concurso público, mas está em aberto o Processo Seletivo 2025.

A inscrição deverá ser efetuada das 10h de 14.06.2024 às 23h59min de 12.07.2024, exclusivamente pela internet no site (www.vunesp.com.br) e não será permitida inscrição em desacordo com o estabelecido neste edital.

As provas serão objetiva e prova prática. A prova objetiva terá 40 questões, sendo 20 de conhecimentos gerais e 20 de conhecimentos específicos, totalizando 40 pontos para a prova objetiva. A prova prática será uma videoaula entre 5 min e 7 min no máximo, sendo que essa prova prática valerá 40 pontos.

A prova de títulos aceitará os títulos de mestrado ou doutorado, sendo o mestrado na valor de 3 pontos, e doutorado no valor de 7 pontos, totalizando 10 pontos para a prova de títulos.

Segue abaixo a distribuição:

Data da Prova Objetiva

A prova objetiva tem data prevista para sua realização em 25.08.2024.

PEB I

Os Professores de Educação Básica I se quiserem ser contratos no ano de 2025 como categoria O devem participar do Processo Seletivo, pois não houve concurso público de PEB I, então a contratação do ano que vem será por esse Processo Seletivo Simplificado que terá suas inscrições abertas no dia 14/06.

CURSO DE VIDEOAULA

Como você já percebeu a nota da Videoaula é 40, ou seja, a Videoaula representa 45% da nota final (90,00), porém um ou outro vai apresentar títulos que sejam mestrado ou doutorado, então podemos dizer que a Videoaula representa, na prática, 50% da nota final. Além de ter um peso grande, a nota dela é o primeiro critério de desempate, portanto a Videoaula é mais importante que a prova objetiva.

E para te ajudar eu criei o Curso de Videoaula para o PSS 2025 de PEB I do Estado de São Paulo. O curso é prático e possui diversos vídeos explicando o passo a passo de como elaborar e gravar e essa aula, quais equipamentos utilizar, entre outros. O curso também tem aulas práticas com o Professor Rogério Ferreira (que tirou nota máxima na videoaula do último concurso) simulando a Videoaula entre 5 a 7 minutos, vale a pena investir!

O Curso tem um valor simbólico de R$ 42,00. Segue abaixo o link para compra:

CURSO VIDEOAULA PSS 2024 ESTADO DE SÃO PAULO

  1. Um antigo questionamento: como saber se estarei entre os 15.000?

    A chamada será por cpassificação na diretoria ou por classificação estadual?

  2. Governo desastroso, incompetente e mercenário.Assim é a educação desvalorizada de SP. Pensei q os tucanos eram ruins, esses conseguiram set piores…Cruz credo.

  3. Consegui passar no concurso, mas nem fui chamado. E sabem de uma coisa? Desde que estou fora dessa engrenagem, nunca me senti tão feliz! Foram 15 anos dentro da sala de aula, acumulando pontos e recebendo o carinho da comunidade escolar, para acabar sendo descartado de um trabalho que amava.

    Mas adivinhem? Já não amo mais.

    Estou livre! Agora enxergo uma nova perspectiva profissional, muito mais lucrativa do que ficar sofrendo nesse sistema falido, com professores que não se mobilizam e aceitam tudo.

Deixe uma resposta