A prefeitura de Diadema promete investir pesado na pasta de Educação no segundo semestre de 2022, conforme nota publicada no próprio site governamental da mesma, que diz o seguinte:

 “Para valorização dos professores será implantado, no segundo semestre, a jornada que prevê 1/3 do tempo para planejamento, preparação de aulas e registro dos estudantes, o que significará a contratação de mais 118 profissionais.
– Serão contratados também 211 professores substitutos e considerando os 42 chamados no começo do ano como reposição, mais os 118 para implantação da jornada de 1/3, serão ao todo 371 novos professores que impactarão positivamente na qualidade da educação.
– Sobre a recomposição de aprendizagem dos estudantes, devido aos impactos da pandemia, foram retomados os Programa Mais Educação e Aprender Mais e terá início em junho/22 o grupo de recomposição de aprendizagem e as oficinas de alfabetização e letramento matemático.”

O que fica muito evidente é que haverá um aumento no quadro de funcionários, provavelmente será pauta na câmara municipal e vai para votação com sinalização positiva, o atual governo do PT tem maioria na casa. Será necessária a nomeação de 211 professores além do quadro atual porque pretendem implementar a jornada de 1/3 da carga horária mensal para planejamento de aulas e organização do Projeto Político Pedagógico, então para os estudantes não ficarem sem professor durante esse tempo haverá professor módulo em todas as escolas. Para se ter uma ideia, de 30 horas semanais, 10 horas serão para planejamento.

A jornada de 1/3 de hora atividade é um direito assegurado na Lei 11.738/2008, mas que ainda muitos municípios desrespeitam, houve uma regularização no ano de 2022, e alguns poucos municípios vem se adaptando, e Diadema é a primeira cidade do ABC a cumprir a Lei. A Lei 11.738/2008 determina em seu artigo 2º, que na composição da jornada de trabalho deve ser distribuída em 2/3 (dois terços) para o desempenho das atividades de interação com os educandos e 1/3 da jornada de trabalho para atividades extraclasse (preparar aula, correções de provas, planejamento, etc).

Houve a chamada desses 42 Profissionais, inclusive teve convocação de mais professores por causa das desistências, portanto podemos esperar para o mês de agosto, muito provavelmente uma chamada de 330 PEB I para adaptação da proposta.

Há, ainda, relatos de que na Prefeitura de Diadema está com muita falta de professores, a atual gestão vem trabalhando pesado para contornar a situação que é um problema que já vem da gestão anterior, gestão de Lauro Michels.

Além do cumprimento da Lei 11.738/2008, a gestão pretende criar o quarteirão da educação, que na prática seria o “CEU” de diadema, um ambiente grande com várias escolas e várias atividades, a previsão é que concluído o prédio, ele terá 90 salas de aula, considerando o contraturno e o EJA, a pasta precisará de pelo menos 200 professores para o quarteirão da educação, isso pode significar mais um aumento no quadro.

É evidente os esforços da gestão para melhorar o atendimento educacional na cidade, e que pode trazer no futuro propostas para municipalização de escolas estaduais que tem fundamental I. Um dos requisitos para a concessão por parte do Governo do Estado é investimentos na Educação, e vem sendo feito.

Com a chamada desses 330 e considerando as desistências, a convocação do último concurso para PEB I em Diadema chegará nos 700, e estaremos de olho nos próximos capítulos dessa novela.

Deixe uma resposta