Concurso público é suspenso após secretário responsável pela organização ser aprovado em 1º lugar
Um concurso público na Prefeitura de Nazário no Estado de Goiás foi suspenso por suspeita de fraude. A determinação pela suspensão feita pela justiça veio a tona após constato que Elvis Denes Ferreira, secretário de administração da cidade, ter não só ter sido aprovado no concurso, mas ser aprovado em primeiro lugar. A banca organizadora responsável por organizar o certame é a Instituto de Tecnologia e Educação (ITEC).
Segundo a decisão da Justiça obtida pela TV Anhanguera, a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) descreveu que Elvis Denes Ferreira, secretário de administração da cidade, foi responsável pelo fechamento do contrato com a banca organizadora do concurso, o Instituto de Tecnologia e Educação (ITEC).
O G1 pediu um posicionamento ao Instituto de Tecnologia e Educação por e-mail e mensagem nesta sexta-feira (10) às 9h17, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
O concurso
As provas para o preenchimento de vagas no quadro de cargos efetivos do Poder Executivo de Nazário foram aplicadas no dia 14 de janeiro deste ano e, no dia 30 do mesmo mês, foi publicado o resultado preliminar da prova objetiva. Ainda não houve a respectiva homologação.
Elvis Denes foi aprovado em 1º lugar para o cargo de escriturário, com salário de R$ 1.653,32. No total, eram 2 vagas para contratação e 12 para cadastro reserva. O secretário fez 88 pontos no concurso, sendo 100 a pontuação máxima.
Segundo a ação do MP-GO detalhada na decisão, o fato “causou surpresa aos candidatos e resultou em inúmeras denúncias perante o órgão ministerial”.
A ação pediu a anulação do concurso. No entanto, a juíza decidiu por suspendê-lo para evitar prejuízos ao município e aos candidatos.
O pedido foi feito em caráter de urgência porque, segundo a juíza, “o risco que a homologação do resultado do certame pode causar no que tange ao patrimônio público e aos candidatos possivelmente prejudicados”.
Nota Prefeitura de Nazário
A Prefeitura Municipal de Nazário-Goiás, vem por meio desta, informar que não foi intimada acerca de quaisquer liminares, ou fatos noticiados nasmídias sociais sobre a DETERMINAÇÃO PARA SUSPENSÃO DO CONCURSO PÚBLICO referente ao Edital nº 001/2023.
Destarte, a Comissão Organizadora do Certame afirma que todos os atos do concurso foram pautados nos Princípios da Legalidade, Moralidade, Publicidade e principalmente da TRANSPARÊNCIA!
A Comissão Especial do Certame da Prefeitura Municipal de Nazário fica à disposição de qualquer interessado, para sanar dúvidas, apresentar informações e esclarecimentos sobre o Concurso Público.
FONTE: G1 de Goiás
Conclusão
No meu entender há uma grande possibilidade de ter ocorrido a fraude, vale observar que do ponto de vista ético foi um erro do secretário em se inscrever no concurso, até porque isso por si só já gera a desconfiança por parte dos outros candidatos. Como o próprio secretário de administração fechou o contrato com a banca a suspeita dele ter acesso ao gabarito antecipadamente é maior, pois a publicação de gabarito é feita pela prefeitura.
Basta aguardar o andamento das investigações, porém no meu entender a chance de cancelar o concurso e devolver o dinheiro dos candidatos é grande.