Parece que o edital do concurso público da Prefeitura de São Paulo para os cargos de Professor não vai sair tão cedo. Entrei em contato com o mandato de Toninho Vespoli e obtive a resposta de que a prefeitura está trabalhando com o edital, porém sem prazo de lançamento, e acrescentou que o Secretário de Educação está perdido com relação ao processo e que não tem nenhuma informação pertinente, nem tão pouco precisa com relação a um edital tão importante para a cidade.

Alguns inscritos no meu canal do Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCwtnX3A_MxskXtVvqaNb1Mw) chegaram a comentar e a questionar se realmente o concurso vai sair esse ano, a dúvida é por conta da eleição que está por vir. Com relação a abertura do edital do concurso em período eleitoral não há restrições, em muitos anos de participação em concursos já vi vários editais sendo abertos durante o período de eleições, o que não pode acontecer são nomeações ou contratos durante esse período, de começa no dia 3 de julho e termina no dia 31 de dezembro, ainda vale observar que essa restrição é para a União e o Estados, em 2022 a eleição é Estadual e Nacional, ou seja, Presidente e Governador, as prefeituras não entram no modo restrito.

Algumas pessoas acreditam que o edital do concurso público não saiu por causa do novo plano de carreira que querem implementar, neste plano de carreira extingue-se quinquênio, evolução funcional, sexta parte, entre outros benefícios, mas no momento temos fragmentos do que pretendem fazer, e outro ponto importante que uma mudança na carreira dessa magnitude precisa ser aprovada na câmara municipal, vai levar um tempo grande de espera, e talvez não seja interessante para a prefeitura deixar de lançar o edital do concurso público.

Com relação ao comentário sobrea a mudança na carreira o boato vem rolando após vazarem uma foto de uma reunião secreta do governo, conforme segue:

Vemos na imagem o vencimento base do Professor como R$ 5.050,00, e a referência é de 30 horas semanais, no caso do concurso PEIF é provável que o edital venha mesmo com 30 horas semanais, como aconteceu no concurso de 2014.

Mas mesmo com toda essa discussão o edital vai sair esse ano, a autorização já foi publicada no Diário Oficial desde o ano passado, e a prefeitura tem que lançar esse ano, já existe verba pública destinada para esse concurso público de Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental e Professor de Educação Básica II e Ensino Médio. Devemos continuar estudando e estarmos altamente preparados para o certame.

Deixe uma resposta