Concurso Público Santo André, Possível nota de corte PEB I
Estamos a uma semana da prova do Concurso Público de Santo André e as pessoas que vão prestar para o cargo de Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental estão me perguntando “Professor, afinal qual será a nota de corte?”.
Veja bem, o número de candidatos que terão a redação corrigida será de 4.500 pessoas, é um número de correções até maior que as que foram corrigidas no último concurso, no último certame da Prefeitura de Santo André, para o cargo de Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental foram corrigidas 3.501 redações, então temos um número bom de pessoas que avançaram para a segunda fase. Foram 3.501 redações, pois foram os que conseguiram acertar a metade da prova.
Eu resgatei a publicação da classificação prévia do concurso de 2019, e constatei que minha classificação na ocasião foi 1.285, e após a ótima nota na redação terminei o concurso em 361°:
Observando a classificação que resgatei e fiz como muito trabalho, pois a publicação veio direto do diário oficial sem filtro por parte da Vunesp e foi muito complicado montar as planilhas, inclusive em alguns casos, não consegui tirar o RG que ficou colado no nome da pessoa, entretanto dá para vizualizar a classificação e estou diponibilizando o PDF no final do texto. Então, concluí após a classificação que se o concurso fosse com a mesma prova que em 2019 e com as mesmas pessoas a nota de corte seria 50,00, ou seja, bastaria acertar a metade.
O número de inscritos em 2019 foi parecido com o que tivemos em 2023, segue abaixo a estatística de 2019:
Agora confira a estatística de 2023:
Ou seja, em 2023 tivemos 70 inscrições a mais.
Você deve estar imaginando, então a nota de corte vai ser 50,00 mesmo, basta acertar 25… Talvez você tenha razão, mas eu prezo pela cautela, acho melhor irmos preparados para uma situação mais complicada, afinal a cada as pessoas se informam mais, e com certeza a nota do concurso esse ano pode ser maior, e podemos, sim, termos mais que 4.500 pessoas acertando a metade da prova.
Levando em consideração que as pessoas estão mais competitivas, eu arrisco a dizer que a nota de corte será 54,00, vamos a conclusão da minha análise:
Maior competividade, as pessoas estão estudando muito mais que em 2019;
Provas no mesmo horário, a abstenção deve ficar em 10%;
Se 10% não vem, 10.400 participarão do concurso;
Desses 10.400, provavelmente metade acerta 50% da prova, então teremos 5.180 habilitados na prova objetiva;
Com isso, provavelmente na posição 4.500 a pessoa terá a nota 54,00.
Diante do exposto, aconselho ir para prova pensando em tirar pelo menos 56 na prova, ou seja, acertar pelo menos 28 questões.
Mas não basta acertar uma boa quantidade de questões é preciso fazer uma boa redação eu subi várias posições, como eu fiz em 2019 e subi 924 posições, para isso aconselho comprar meu curso de redação, segue o link abaixo para mais informações a respeito do curso:
Conforme prometido segue abaixo a classificação de 2019 para conferência, e demais cargos de Professor: