Não tem muito tempo, mais precisamente em 07 de setembro, eu publiquei um texto aqui mesmo no blog a respeito dos cargos vagos de PEB I de Santo André. Na época já havia observado:

é válido observar que os cargos de Gestão em Santo André são ocupados por Professores da rede em indicação, e se formos considerar essas substituições o número será maior que 129, é possível imaginar que podem usar essas 129 vagas para fazer lotação dos servidores no final do ano, todo ano tem remoção na Prefeitura de Santo André.”

Pois muito bem, saiu durante a semana a lista de vagas para lotação o fato coadunou, quase que perfeitamente, com o que eu havia dito, os cargos vagos são a quantidade de vagas para lotação, e são 119 vagas para lotação, apenas 10 a menos que os cargos vagos anunciados pela Prefeitura de Santo André através de resposta ao e-mail de um candidato. Muito provavelmente esses 10 a mais sejam aposentadorias praticamente deferidas e estão aguardando o fim do ano letivo.

Na Prefeitura de Santo André os cargos da Gestão Escolar não são preenchidos por concurso público, eles são cargos designados por processo seletivo interno que tem suas regras específicas, como por exemplo, o Professor que quiser concurso precisa ter no mínimo três anos de efetivo exercício na Prefeitura, entre outras regras.

Como as vagas de Gestão são preenchidas por Professores da rede de Santo André, as salas que esses Gestores tem atribuição vão para substituição, e essa substituição sempre é preenchida por Professores não lotados, ou seja, sempre os que vieram recente dos concursos públicos.

Ainda não é possível lhe dizer com precisão quantas vagas vão surgir para o concurso público, mas podemos calcular por cima. No ano passado, durante o processo de remoção, na escolha dos não lotados eram 669 professores para escolher vagas de substituição, agora vamos pensar no que acontece atualmente:

Tivemos nessa semana a publicação das vagas para lotação, 45 Professores adidos vão escolher, e mais 74 Professores não lotados também vão para a escolha, então o número de Professores para vagas de substituição só com o processo de Lotação caiu para 595. Naturalmente houve exonerações dos Professores no último concurso, então eu estimo que haja 550 Professores que realmente vão para vaga de substituição (teremos esse valor exato no dia 12 de dezembro);

Com isso, para ter os mesmos 669 para cobrir as vagas de substituição, a Prefeitura precisa chamar do concurso, pelo menos 119, mas me lembro que sobraram algumas vagas no processo de escolha de substitutos, então podemos aumentar essa necessidade para 150.

Analisando esses dados, eu diria que chutando baixo a necessidade é de 150 nomeações, ou seja, três vezes mais que o número de vagas do edital.

Essa postagem foi mais para começarmos a ter uma ideia da quantidade de chamadas, eu terei o número exato quando sair a listagem de escolas com substituição e a listagem de Professores para escolha, que aí o que sobrar realmente é do concurso público, essa condição eu terei provavelmente no dia 12 de dezembro, e vou publicar aqui, claro que se eu tiver essas listas antes eu publico antes.

Vale observar que não vou compartilhar as listagens e as vagas por escola porque é uma documentação interna, eu só posso apresentar os números.

O Prefeito de Santo André disse recentemente que haverá chamadas no início de 2024, então provavelmente as chamadas são em janeiro.

Deixe uma resposta