As convocações do Concurso Público de Professores do Estado de São Paulo deram uma pausa, e as informações que temos é que só retornam no segundo semestre de 2025, ou seja, para o ano que vem a SEDUC vai se garantir, mais uma vez, com contratos temporários, pois esse número de nomeações que eles farão é insignificante.
Mas vamos entender como andam essas convocações de efetivos até o momento. Criei uma tabela para facilitar a visualização de convocados por disciplina:
Só após a nomeação no diário oficial, como o nome de quem escolheu e o nome da escola que ela escolheu, é que saberemos de fato quantos candidatos dos 18.728 convocados realmente atribuíram, para depois fazermos um levantando de vagas preenchidas, esse será um processo muito importante para cobrança de chamadas posteriores. Lembrando que não significa que convocando 18.728 professores preencheram todas essas vagas, o número de vagas preenchidas será bem menor, provavelmente com menos de 15 mil.
Eu fiz também o acompanhamento de vagas relacionando a quantidade de chamadas com o que falta convocar das vagas disponibilizadas na relação de vagas por escolas:
Perceba que ao final a SEDUC deixou de convocar 4.108 candidatos para chegar no número de vagas ofertadas. Já é sabido que a SEDCU dispensou candidatos mesmo com vagas no telão alegando que o número de autorizações de nomeações é inferior ao número de vagas, tornando, assim, o candidato excedente.
As novidades das próximas etapas, quando houver, publicaremos aqui, infelizmente com relação a novas chamadas, as informações que temos é que acontecerão só na metade do ano que vem.