Participei do concurso público de Professor de Educação Física para o Estado de São Paulo, a prova foi realizada neste domingo 06/08/2023 e ocorreu tudo bem em relação à organização, nada mais que o esperado.
Já a prova em si posso considerar que foi difícil, ela foi muito focada nos autores e em partes específicas de livros, por muitas vezes as questões não se limitavam ao entendimento geral do autor a cerca de determinado assunto, com perguntas que se atentavam aos pormenores das obras. Essa prova difícil talvez seja justificada pelo fato de o Professor precisar apenas de 6 acertos na objetiva para avançar à próxima fase.
Na parte de legislação não caiu nenhuma pergunta sobre a LDB, a Constituição Federal ou o Estatuto da Criança e Adolescente, fato que dificilmente acontece, então isso justifica mais uma vez a prova como veio complicada.
Na parte específica de Educação Física as questões estavam bem diversificadas, ora era uma problematização em ensino fundamental I, ora no II e ora no Ensino Médio, várias questões envolvendo situações hipotéticas de sala de aula, envolvendo o candidato em estudos de caso para responder às questões.
A prova discursiva valendo 10 pontos veio com um estudo de caso que trouxe a visão de dois Professores acerca de equidade e Currículo Paulista, a grande problemática era em saber se as avaliações devem ser iguais para todos os alunos ou deve ter adaptações para que todos sejam avaliados em iguais condições. A opinião dos candidatos está dividida entre Professora Paula e Samuel, quem está certo ou errado na questão.
Diante do exposto, eu posso lhe dizer que a prova foi difícil mesmo, levando em consideração esses fatos expostos,