O JC Concursos fez contato com a Fundação VUNESP para saber as ausências de candidatos no concurso público de Professores do Estado de São Paulo, o obteve a resposta de que as ausências foram de 23%, seguindo o que tradicionalmente acontece nos concursos públicos atualmente, ausência entre 18 e 25%. Sinceramente acreditei que seria bem menos, talvez 10%, porém a VUNESP divulgou a o porcentual correto.
A prova deste concurso acontece no último domingo dia 06/08/2023, na parte da manhã, foram realizadas as provas para professores das disciplinas de Artes, Biologia, História, Educação Física, Português, Matemática e Filosofia.
Já no turno da tarde, as provas foram para os professores das disciplinas de Ciências, Física, Geografia, Inglês, Química, Sociologia e Educação Especial.
De acordo com o cronograma da Fundação Vunesp, os gabaritos preliminares serão divulgados na próxima quinta-feira, 10 de agosto, no site da banca organizadora.
Os recursos serão aceitos nos dias 10, 11 e 14 de agosto, no site da banca. Em caso de anulação de questão, os pontos relativos a ela serão atribuídos a todos os candidatos presentes na prova objetiva, independentemente da interposição de recurso.
A prova objetiva do concurso foi composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo dez de Conhecimentos Gerais/Didáticos-Pedagógicos e 20 Específicas.
Já a prova discursiva consistiu em duas questões relacionadas a temas do Currículo Paulista e metodologia e estrutura de ensino.
A seleção ainda terá outras etapas. A prova prática, por sua vez, será a simulação de uma aula gravada em vídeo, com duração de cinco a sete minutos.
Por fim, na prova de títulos, o participante poderá ganhar pontos ao apresentar especialização acadêmica e experiência profissional para cada disciplina que estiver inscrito.
Concurso SEE SP teve o total de 295.215 inscritos
O concurso para ingresso na SEE SP registrou o total de 295.215 inscritos para as 15 mil vagas de professor efetivo. O destaque foi para a disciplina de Português, com mais de 40 mil concorrentes.
Veja o quantitativo por área/disciplina:
- professor de ensino fundamental e médio – Artes: 20.153 inscritos;
- professor de ensino fundamental e médio – Biologia: 14.845;
- professor de ensino fundamental e médio – Ciências: 20.883 inscritos;
- professor de ensino fundamental e médio – Educação Especial: 32.832 inscritos;
- professor de ensino fundamental e médio – Educação Física: 23.944 inscritos;
- professor de ensino fundamental e médio – Filosofia: 12.354 inscritos;
- professor de ensino fundamental e médio – Física: 7.054 inscritos;
- professor de ensino fundamental e médio- Geografia: 18.582 inscritos;
- professor de ensino fundamental e médio – História: 28.836 inscritos;
- professor de ensino fundamental e médio – Inglês: 18.982 inscritos;
- professor de ensino fundamental e médio – Matemática: 32.534 inscritos;
- professor de ensino fundamental e médio – Português: 42.167 inscritos;
- professor de ensino fundamental e médio – Química: 5.604 inscritos; e
- professor de ensino fundamental e médio – Sociologia: 16.445 inscritos.
Segundo informado pela Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, o concurso atingiu um recorde de inscritos. O quantitativo superou a expectativa inicial de 200 mil inscritos.