Ministro confirma novo Concurso Unificado para professores
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a realização de um novo Concurso Unificado voltado para professores, com previsão de lançamento em novembro. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações para valorizar os professores da Educação Básica no Brasil.
De acordo com o ministro, o concurso seguirá o modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas voltado à contratação de professores para redes de ensino, tanto municipais quanto estaduais. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa no evento G20 Educação, em Fortaleza (CE).
Segundo a Agência Brasil, o concurso será aberto à adesão das redes de ensino municipais e estaduais. “Antecipamos aqui, em primeira mão, como será o formato. É importante que a sociedade compreenda o valor do reconhecimento e da valorização dos professores no Brasil, um debate que ocorre mundialmente”, comentou Santana.
Ainda não foram divulgados detalhes sobre o formato da seleção, o número de vagas, as áreas contempladas ou se haverá a possibilidade de inscrição única para concorrência em múltiplas vagas, como ocorre no Concurso Nacional Unificado (CNU). Também é necessário esclarecer como se dará a adesão dos estados e municípios, considerando que cada ente federativo possui planos de cargos e carreiras diferentes do Governo Federal.
Inicialmente, o anúncio das ações de valorização dos professores estava previsto para o Dia do Professor (15 de outubro), mas foi adiado devido a questões orçamentárias. “Nossa intenção era apresentar o projeto no Dia do Professor, mas surgiram problemas orçamentários que exigiram ajustes. Agora, esperamos fazer o lançamento em novembro, com a presença do presidente”, afirmou o ministro.
A equipe do Colabora Concursos acompanhará todas as atualizações sobre esse novo concurso público em nível nacional e trará novidades em breve.