Exame deve ocorrer em outubro, com divulgação dos resultados em dezembro

Após participar do evento Educação Já, promovido pela organização Todos Pela Educação em 13 de março, o secretário de Educação de Diadema, Felipe Sigollo, anunciou em uma live para a rede de educadores que o município aderirá à Prova Nacional Docente (PND), conhecida como o “ENEM dos Professores”. Criada pelo Governo Federal, a PND tem o objetivo de selecionar educadores para atuar na Educação Básica da rede pública.

A previsão é que a prova seja aplicada em outubro de 2025, com a divulgação dos resultados em dezembro. A avaliação utilizará o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), na versão específica para licenciaturas, implementada em 2024. O exame será composto por um terço de questões gerais para professores e dois terços de questões específicas da disciplina escolhida pelo candidato.

Os aprovados passarão por um curso de formação inicial antes da efetivação na rede pública e, posteriormente, pelo estágio probatório. Organizada pelo Inep, a Prova Nacional Docente será aplicada pela primeira vez neste ano.

O que é a Prova Nacional Docente (PND)?

A PND é um exame criado pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de unificar e qualificar o ingresso de professores na Educação Básica pública. Inspirada no modelo do Enem, a prova busca avaliar competências pedagógicas e conhecimentos específicos dos candidatos, contribuindo para a valorização e a profissionalização da carreira docente.

📌 Saiba mais sobre a PND: Clique aqui

Deixe uma resposta