Neste domingo, dia 17 de Janeiro de 2021 foi o primeiro dia da aplicação da prova do Enem, que é visada por muitas pessoas que almejam ganhar uma bolsa de estudos na rede pública ou particular, para poder ingressar na graduação, pós graduação entre outros.
Como bem sabemos, o ano de 2020 foi bem aterrorizante para a população mundial e no Brasil o Enem foi umas das coisas que foi prejudicada por conta da pandemia da covid-19, e este começo de ano, pra qual foi adiado as provas do Enem, não foi diferente. Por não termos ainda a vacina e havendo o aumento de casos de covid-19 em todo o mundo, uma boa parte das pessoas inscritas ficaram receosas em ir fazer a prova, porque poderiam ser parte do grupo de risco ou ter familares que são desse grupo, mesmo o INEP dizendi que havia garantia de segurança, que eles estavam preparados e tinham se organizados o ano de 2020 para essa prova.
Hoje não havia outro assunto sendo comentado nos jornais nacionais, os quais falavam sobre a ausência bem considerável do Enem, algo que foi recorde em relação as aplicações anteriores e também as confusões que ocorreram. As principais confusões citadas foram:
- Salas com número superior de pessoas permitido;
- Escolas que tiveram falta de energia elétrica
✓ Em algumas unidades, algumas salas tinham o número acima de pessoas para fazer a prova e por conta disso, o que chegaram por último, foram impedidos de fazer a prova, ou seja, a sala era para ter no máximo 15 pessoas e haviam acima dessa quantidade, as 15 primeiras fizeram, os demais foram retirados. Porém o INEP diz que essas pessoas foram impedidas por outros motivos e não por a sala exceder o número de pessoas permitida, que esses motivos estavam citados na ata da sala.
✓ As unidades que tiveram falta de energia elétrica, foi do interior, sendo que não foram muitas pessoas que não fizeram a prova.
Nas duas situações, as pessoas que não puderam fazer a prova, farão o agendamento da reaplicação da prova, para os dias 23 e 24 de fevereiro.
E os concursos públicos onde se encaixam ?
Como o Enem foi a primeira prova aplicada em 2021 e em meio aos caos da pandemia da covid-19, ela será um norteador para nós. Visando o que ocorreu nesse primeiro dia de prova, já vimos que muitos ainda possuem receio do contágio e não é por menos com aumento da doença. A probabilidade de que as provas de concursos que já estão marcadas, também tenham esse número de ausentes é grande. Mesmo havendo a vacinação, existem pessoas que não querem se vacinar, pois não confiam na proteção.
Os concursos de salários medianos tem sua ausência até no máximo 30%, ou seja, esse ano poderá haver a mais 20%, totalizando 50% de ausentes. Imagina uma concurso que haja 1000 inscritos, logo, 500 serão ausentes, pode parecer inimaginável, mas não, pois essa pandemia divivdiu muitas opiniões, até mesmo em relação aos concursos.
Para aos que estão inscritos em concurso e irão fazer a prova, a chance de ser aprovado em uma posição melhor é grande. Isso se as provas não tiverem suas datas alteradas novamente.
Então, vamos aguardar os próximos capítulos.