Ícone do site Colabora Concursos

Estudo de português: Orações subordinadas

Orações subordinadas são orações que exercem uma função sintática em relação à oração principal, complementando o seu sentido e sendo dependente dela.

A classificação em oração subordinada surge quando um determinado período é composto, sendo formado por duas ou mais orações.As orações subordinadas são classificadas em adverbiais, adjetivas e substantivas.

Orações subordinadas adverbiais

Orações subordinadas adverbiais são orações que exercem a função de adjunto adverbial do verbo da oração principal, tendo a mesma função que um advérbio na estrutura frásica. Acrescentam à oração circunstâncias de tempo, modo, fim, causa, consequência, condição,…, sendo iniciadas por conjunções ou locuções conjuntivas.

Existem nove tipos de orações subordinadas adverbiais:

Orações subordinadas adjetivas

Orações subordinadas adjetivas são orações que exercem a função de adjunto adnominal de um termo da oração principal, tendo a mesma função que um adjetivo na estrutura frásica. Começam, maioritariamente, com o pronome relativo que.

Existem dois tipos de orações subordinadas adjetivas:

Orações subordinadas substantivas

Orações subordinadas substantivas são orações que exercem as funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto, tendo a mesma função que um substantivo na estrutura frásica. Começam, maioritariamente, com as conjunções integrantes que e se.

Existem seis tipos de orações subordinadas substantivas:

Orações subordinadas desenvolvidas e reduzidas

As orações subordinadas podem ser desenvolvidas ou reduzidas.

Orações subordinadas desenvolvidas são introduzidas por pronomes, conjunções ou locuções conjuntivas e apresentam o verbo no modo indicativo ou subjuntivo. Todas as orações anteriormente apresentadas são orações subordinadas desenvolvidas.

Orações subordinadas reduzidas não são introduzidas por pronomes, conjunções ou locuções conjuntivas e apresentam o verbo no gerúndio, particípio ou infinitivo.

BONS ESTUDOS!!!

Sair da versão mobile