Ícone do site Colabora Concursos

Exame Médico Admissional da Prefeitura de SP, como funciona

Muitos já sabem que realmente a possibilidade de termos 1.600 nomeações no cargo de Auxiliar Técnico de Educação (ATE) na prefeitura de São Paulo, ainda esse ano, é grande, o pedido já está sendo avaliado no COPLAN que é um auxiliar da JOF no que diz respeito aos recursos orçamentários, ou seja, já estão analisando se o dinheiro disponível vai da pra nomear 1.600, pois 1.109 nomeações já são garantias, porquanto quando foi autorizado o edital do concurso já tinha essa aprovação.

Diante disto já há pessoas preocupadas com o exames médicos, o que é perfeitamente natural, se tratando de prefeitura é melhor se atentar e acompanhar todo o processo, porém muitas pessoas estão fazendo exames por conta própria o que é desnecessário no momento, pois o exame admissional é feito pela própria prefeitura, e, se necessário, ela solicita demais exames em casos de alterações nos exames admissionais. Neste post vamos discorrer sobre o assunto.

Passo a passo

Primeiramente, após a escolha de vagas, será agendada uma data para fazer o exame admissional, no dia do exame a primeira ação a ser feita é o preenchimento de uma ficha individual de antecedentes médicos familiar e pessoal,  basicamente é uma ficha que contém perguntas do tipo:

Você fuma? Você bebe? Tem doença crônica? Já fez alguma cirurgia? Faz uso de algum tipo de medicamento? O pai tem doença crônica? A mãe tem doença crônica? Este é o primeiro momento, a primeira ação, preencher essa ficha individual contendo informações sobre seu estado de saúde e de seus familiares.

Após preencher a ficha você será encaminhado(a) a um clinico que vai avaliar como está sua visão, o famoso “teste de vista”, basicamente você precisará enxergar algumas letras num quadro, tapando um olho e falando o que consegue enxergar. O médico fica alternando entre uma letra e outra, e aumentando ou diminuindo a letra, quando maior a sua idade, maior a letra que ele vai pedir, pois a intenção do teste é avaliar se a sua visão é deficitária a ponto de não conseguir exercer a função sem ajuda de um óculos, é bastante parecido com teste de visão da alto escola, entretanto menos rígido por se tratar de trabalhos em escola que não vai acarretar em perigo evidente por conta de falta de visão, obviamente que ao conduzir um veículo automotor a visão conta muito, é questão de segurança. Eu diria que esse teste de visão não é para você se preocupar, se usa óculos, vai com seu óculos e exame do oculista constando os graus, se não usa óculos e enxerga bem, sem novidades, exame tranquilo.

Depois desse teste de visão você será encaminhado para um clinico que fará o exame de glicemia, este teste de glicemia na prefeitura não é necessário o jejum, uma coisa importante é melhor se alimentar antes de sair de casa, a pessoa fica horas para concluir todos os exames que são feitos no mesmo dia. A prefeitura está acostumada a fazer esses exames mesmo com a pessoa em desjejum e calcula a alteração, porém se for resistente a aguentar ficar horas em jejum faça, mas saiba que não precisa, a informação que tenho é essa. E também será aferida a sua pressão arterial a PA, a pressão arterial precisa estar até no máximo de 15 por 10, acima de 15 por 10 a prefeitura pode requerer exames complementares, estando abaixo disso está tranquilo.

Depois que estiverem prontos os resultados de PA, Glicemia e visão você será encaminhado, encaminhada para o perito que vai olhar o resultados desses exames e fazer os exames finais, que são a conferência das pernas, o médico vai pedir pra olhar as suas canelas, não é a perna toda, ele nem vai olhar seus pés, ele olhar só as canelas para ver se tem varizes, e a depender do calibre dessas varizes a pessoa pode ser reprovada, entretanto pelo calibre disposto no protocolo, para a pessoa chegar ao ponto de ser reprovada se trata de varizes que causam dores na pernas, não qualquer vasinho simples.

Após análise das canelas ele vai pedir para que você faça uns agachamentos, afim de conferir como estão os joelhos e a coluna, vale observar que o Auxiliar Técnico de Educação pode ficar muito tempo em pé, no pátio, ou muito tempo sentado na secretaria, portanto os joelhos e a coluna devem estar boas para isso. Fica a observação que os agachamentos não é protocolo obrigatório, o médico pode solicitar esse movimento caso eles suspeite que há limitação nos movimentos do joelho, portanto isso vai depender muito do médico, aparentemente é raro ele solicitar isso.

Relembrando as fases:

Preenchimento de ficha individual

Teste de visão

Aferição da pressão arterial

Glicemia

Teste das varizes

Agachamentos

São essas 6 etapas, não precisa levar um exame de casa, se depois desses exames estiver tudo ok, sem novidades, o perito vai ter considerar apto e é só aguardar a publicação no Diário Oficial. Se tiver algum problema, a prefeitura não vai te dar inapto direto, o médico vai pedir exames complementares, aí sim você vai ter que mexer no bolso para pagar, pode ser exame simples ou não, vai depender em qual fase você teve alteração.

Para você saber em que condições a pessoa é reprova existe um protocolo explicando tudo, aconselho que você leia o protocolo, segue:

PROTOCOLOS TÉCNICOS

Existe no Youtube um vídeo em que eu falo sobre esse assunto, o vídeo é de fevereiro de 2020, porém o procedimento é o mesmo, pois a gestão não mudou e não houve atualização dos protocolos.

Sair da versão mobile