Amanhã será um dia muito importante para mim, eu vou até Sorocaba para prestar o concurso de Professor de Educação Básica I, a prova será neste domingo 11 de outubro às 13h. Seria só mais uma prova como outra qualquer, de tantos concursos que já participei na vida, porém durante uma pandemia está será a primeira vez, e confesso que estou ansioso.

Você deve pensar “poxa, você não acha muito perigoso ir fazer a prova na pandemia?”, e eu lhe digo não, aliás, eu acho até mais seguro do que estar indo trabalhar todos os dias das 8h às 17h, conforme vem acontecendo no Estado, eu sou agente de organização escolar, e há tempos estou me expondo no trabalho, trabalhando em secretaria lotada, em cômodos pequenos com aglomeração, e acredito que no concurso, claro que só amanhã vou constatar, será muito mais seguro, todos estarão usando máscara e haverá um distanciamento de 2 metrôs entre os participantes, muito diferente do trabalho de apoio escolar que atende pessoas que vão a escola sem máscara, e não há distanciamento mínimo na secretaria. Portanto não estou nenhum pouco preocupado com a Covid nessa prova.

Eu só vou terminar minha graduação em pedagogia em dezembro de 2021, muitos me perguntam se não é arriscado demais participar dos concursos para professor sem estar formado, eu digo que não. Nesses anos que venho acompanhando os concursos públicos é notório que o processo de convocação e nomeação é moroso, até demais, não é incomum relatos de pessoas que ficaram 2 anos para serem convocadas, algumas 3 anos, e faltando 1 ano para minha formação, participar do concurso agora é viável e razoável.

Com relação aos meus estudos para esse concurso de Sorocaba, eles foram fracos, o concurso teve data de prova adiada, e por ser uma localidade longe de Diadema, deixei o concurso em segundo plano, porém eu participar da prova com os conhecimentos básicos até razoáveis, normalmente eu consigo uma 7,5 até 8,0 em português e matemática, e nos conhecimentos específicos a parte de legislação minha não é ruim, por conta de concursos anteriores. É muito importante estudar para fixar os conhecimentos, essa bagagem você leva pro resto da vida, e no momento da prova você lembrará com facilidade, pois é um conhecimento fixado na memória.

Na parte de conhecimentos pedagógicos que posso ter realmente as grandes dificuldades, principalmente na parte bibliográfica, como trabalho em escola, tenho blog, canal no Youtube e muitos seguidores, fica difícil encontrar tempo pra ler os livros, e quando esse tempo vem são os vizinhos fazendo festa que atrapalham a leitura, entretanto no ano de 2021 isso vai mudar, eu até comprei um abafador de ruídos que realmente tampa tudo, e se usado com um fone ou tampão por baixo você não ouve absolutamente nada, e esse será muito usado em 2021, um ano que pretendo adquirir conhecimentos pedagógicos, e esses conhecimentos serão reproduzidos aqui no Blog, e também no canal de Youtube. Mas para essa prova de Sorocaba vou com esse conhecimento deficitário.

Quem estudou levará uma imensa vantagem nesse concurso, pois posso lhe assegurar quase ninguém está estudando para valer, muita gente vai lá tentar a sorte, e outros nem irão com medo da covid, e é totalmente compreensível a atitude deste último grupo. Eu asseguro que tem pouca gente estudando, aliás, brasileiro não gosta de estudar e não gosta de ler, eu faço postagem da parte legislativa do PEB I aqui e também no canal Youtube e ninguém quer saber, pouca gente assiste, portanto acredito que apenas 3% dos inscritos no concurso estão preparados.

Amanhã será um dia muito importante, se eu não estiver muito cansado, comento como foi a prova e tudo o que aconteceu aqui no blog após a prova, caso contrário, comento na segunda-feira, já que é feriado, no Youtube terá uma Live assim que eu chegar de Sorocaba.

https://www.youtube.com/channel/UCwtnX3A_MxskXtVvqaNb1Mw

Deixe uma resposta