A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo vai lançar um projeto chamado Bolsa do Povo Educação, que basicamente vai lidar com contratação de mães ou responsáveis por alunos da rede estadual de Ensino, vale observar só vale a quem tem filhos estudando na rede estadual, independente do ano, desde que seja no ensino regular do Estado de São Paulo.
Essas mães vão receber R$ 500,00 por 4 horas de trabalho na escola, trabalhando de segunda a sexta-feira, segundo o governo, a ideia é aproximar a família da escola e gerar renda aos mais necessitados. Observação: na prefeitura de São Paulo tem um projeto parecido, mas as mães recebem um salário mínimo, não sabemos o porquê de o Estado pagar tão pouco.
As atribuições dessas mães serão as seguintes:
– Fortalecer a participação das famílias nas escolas;
– Intensificar as estratégias de busca ativa dos estudantes para o retorno e permanência no ambiente escolar;
– Garantir o cumprimento dos protocolos sanitários durante a pandemia da Covid-19;
– Diminuir os impactos da pandemia da Covid-19.
Os pré-requisitos para participar do programa são os seguintes:
– Ser responsável legal de estudante que se encontra matriculado na rede pública estadual de ensino;
– Ter idade entre 18 a 59 anos;
– Residir em local próximo à unidade escolar (prioritariamente, raio de até 2 quilômetros da unidade).”
Fica nítido que o Governo não vai pagar vale transporte, pois deixa bem claro que dá a preferência para quem mora perto da escola, outra informação importante é que não vão contratar idosos. É necessário ter alguém da família estudando numa escola estadual e o interessado ser representante legal, não sabemos ainda se é necessário a comprovação ou se a autodeclaração de que é responsável pelo aluno já basta.
As inscrições para o Programa serão iniciadas a partir do dia 19/07 e o Governo prometeu contratar 20 mil para esse projeto em todo Estado. Começam a trabalhar em agosto e vão até o final do ano letivo.
Ainda não temos o link para a inscrição, qualquer novidade publicaremos em breve.