Já faz um tempo que venho acompanhando o comportamento dos concurseiros, ao menos os que seguem meu canal Youtube, Blog e meus grupos de estudos e acompanhamentos e de concursos públicos, no que diz respeito a opção de voto, ou a vertente politica que esse grupo tem.
Atualmente quem valoriza o funcionário público e por conta disso faz concursos e faz nomeações é a esquerda, os partidos de direita tais como PSDB, PSL, NOVO, PL, entre outros são absolutamente contra o funcionalismo público da maneira que conhecemos; lançam um edital de concurso para no futuro nomear os aprovados. Esses partidos de direita preverem terceirizar os cargos públicos, eles são altamente privatistas, aí se você não conhece alguém, ou algum politico de direita para te inserir no serviço público sem passar em concurso fica difícil.
Diante desta curiosidade eu decidi fazer enquetes, eu uma no meu canal de Youtube, e fiz mais três no Facebook, o perfil desse grupo pesquisado é de concurseiros, funcionários públicos e professores. Fiz uma pesquisa sobre quem deve ser o prefeito de São Paulo a partir de 2021 até final de 2024, e o resultado deu Guilherme Boulos em primeiro lugar.
No Youtube o Márcio França está na frente com 133 votos, Guilherme Boulos em segundo com 77 votos, veja:
Repare que mesmo sendo um canal frequentado por muitos concurseiros, Celso Russomanno teve bom número de votos 47, e Bruno Covas teve ainda alguns votos 18.
Vamos continuar agora com um grupo de Facebook dos futuros professores e professores da rede pública e particular:
Aqui temos Boulos com larga vantagem 136 votos contra 51 de Márcio França que é o segundo colocado, ainda assim, mesmo sendo um grupo de professores, todos com nível superior completo (exceto eu que termino em dez de 2021 J), mesmo assim votaram em Bruno Covas e Russomanno os vilões do funcionalismo público, Covas pior ainda, todo mundo viu o que ele fez com a educação municipal em São Paulo… Ainda assim, 19 pessoas votam em Covas e 7 em Russomanno.
Terceira pesquisa no grupo de estudos de Auxiliar Técnico de Educação 2019, grupo 1, tivemos o seguinte resultado:
Vemos Guilherme Boulos muito a frente do segundo colocado Márcio França, 108 votos contra 61, e vemos alguns votos no Arthur do Val que é outro que não pretende valorizar o funcionalismo público.
E para finalizar a pesquisa vamos conferir os votos do grupo 2 de Auxiliares Técnicos de Educação:
Nesse último Márcio França está um pouco a frente, eu diria que houve um empate entre França e Boulos, 119 votos contra 114, percebemos ali alguns votos em Russomanno.
Diante disso vamos calcular os 4 primeiros da pesquisa
Boulos 77 + 136 + 108 + 114 = TOTAL 435
França 133 + 51 + 61 + 119 = TOTAL 364
Russomanno 47 + 7 + 4 + 11 = TOTAL 69
Covas = 18 + 19 + 4 + 3 = TOTAL 44
Diante dos dados é possível dizer que Guilherme Boulos é o candidato preferido entre os concurseiros e funcionários públicos. É possível observar que cerca de 80% desse público vai votar em algum candidato de esquerda.
Eu votei no Guilherme Boulos, minha residência eleitoral é em Diadema, mas se fosse em São Paulo certamente votaria em Boulos.