O Concurso Público de Professores do Estado de São Paulo foi homologado na data de hoje, 19 de julho, e finalmente esse concurso público chega ao fim. A partir da data de 19 de julho de 2024 passa a contar o tempo do concurso, ele tem validade de 2 anos podendo ser prorrogado por mais 2.

Com a homologação do Concurso a Secretaria de Educação pode começar a fazer as convocações a qualquer momento. Já existe autorização para nomeação de 15 mil aprovados, isso somando as vagas de todos os cargos no edital do Concurso.

Segue abaixo a Homologação do Concurso de Professores do Estado de São Paulo:

Texto da homologação extraído:

Homologando, Consoante Item 1 do Capítulo XV do Edital de Abertura de Inscrições nº 01/2023, o Concurso Público para Provimento de Cargos de Professor de Ensino Fundamental e Médio, realizado à vista da autorização governamental exarada no Processo SEGOV-EXP-2022-06195 e Despacho publicado no D.O. de 06/9/2022, com a Classificação Final, em nível Estadual (Lista Geral e Lista Especial), publicada no D.O. de 19/07/2024.

Há sinalização para que as convocações aconteçam no final do mês de agosto, e os trabalhados de organização de chamadas e inserção dos dados dos aprovados no concurso para o sistema SED já vem sendo feito, conforme Portaria de 26 de junho:

Portaria da Coordenadora de 25/06/2024 – Convocação de Reunião de Trabalho 

Dispõe sobre a Convocação de Reunião de Trabalho envolvendo os órgãos subsetoriais da Pasta. 

A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, tendo em vista o disposto no artigo 12º da Resolução SE 63, de 11-12-2017, expede a presente Portaria:

Artigo 1º – A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – CGRH – convoca os servidores listados para participação de Orientação Técnica sobre o sistema SED – Secretaria Escolar Digital – “CARGOS”, para inclusão dos futuros ingressantes do concurso de Professor de Ensino Fundamental e Médio a ser realizada nos dias 16, 17 e 18/07/2024, no período das 8h00 às 17h00, na EFAPE – Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do estado de São Paulo, rua João Ramalho, 1546 – Perdizes, São Paulo – SP.

Fica demonstrado que o Governo do Estado de São Paulo realmente vai nomear 15 mil professores. Esses professores quando entram na rede precisam ter login e senha na SED, as unidades escolares precisam cadastrar os funcionários nesse sistema, então a Secretaria de Educação vai fazer a formação de funcionários, provavelmente dirigentes ou assistentes de dirigentes, esses, provavelmente, farão a mesma formação nas D.E. convocando todos os Gerentes de Organização Escolar para formá-los. Na unidade escolar toda a questão burocrática envolvendo servidores públicos (folha de frequência, apontamentos, aposentadoria, licença, entre outros…) é responsabilidade do GOE, o Diretor só confere e valida se estiver tudo certo.

Vale observar que com o concurso público já homologado não há como ter interferência na classificação por liminares, alguma ação judiciária só poderia interferir para cancelar o concurso, o que não é o caso, pois para cancelar um concurso público seria preciso algo gravíssimo, como vazamento de provas ou gabaritos, o que não aconteceu com esse concurso em questão.

Outras novidades que forem surgindo divulgaremos aqui no site. Parabéns aos aprovados! Agora vai!

  1. Será que eles vão chamar mais de 15 mil? Torcendo que sim. Há muita vaga na rede estadual e o certo é assumir quem passou no concurso. Afinal, o que é justo, é justo.

  2. Rogério, uma questão que sempre me deixa com dúvidas: o resultado divulgado é em caráter geral. Como há escolhas de diretorias, devem sair listas com as classificações pelas diretorias escolhidas pelos candidatos?

    • Capítulo 16, item 3 do Edital 01/2023:
      “Os candidatos serão alocados de acordo com a ordem de preferência nas Diretorias de Ensino indicadas no ato de inscrição, e não havendo mais vagas nas Diretorias de Ensino de opção, os candidatos poderão pleitear outra de sua preferência.”

    • Capítulo 16, item 3 do Edital 01/2023:
      “3. Os candidatos serão alocados de acordo com a ordem de preferência nas Diretorias de Ensino indicadas no ato de inscrição, e não havendo mais vagas nas Diretorias de Ensino de opção, os candidatos poderão pleitear outra de sua preferência.”

    • pelo que entendi a chamada será por classificação geral, eu em História passe em 102, ja na primeira creio que entro. Dai acredito que iremos até SP, fazer a escolha entre as 7 diretorias, pelo que vi estou em primeiro ou segundo na minha primeira opção…acredito eu que seguirá aquelas opções das 7 diretorias apresentadas! Mas o importante que agora vai….rs

  3. Bem que poderiam fazer uma classificação por D.E.
    Assim saberíamos ou teríamos uma ideia de classificação e acompanhar melhor as chamadas futuras. Eu nem sei como vou acompanhar as chamadas …pelo D.O.???

Deixe uma resposta