O Concurso Público de Professores do Estado de São Paulo foi homologado na data de hoje, 19 de julho, e finalmente esse concurso público chega ao fim. A partir da data de 19 de julho de 2024 passa a contar o tempo do concurso, ele tem validade de 2 anos podendo ser prorrogado por mais 2.
Com a homologação do Concurso a Secretaria de Educação pode começar a fazer as convocações a qualquer momento. Já existe autorização para nomeação de 15 mil aprovados, isso somando as vagas de todos os cargos no edital do Concurso.
Segue abaixo a Homologação do Concurso de Professores do Estado de São Paulo:
Texto da homologação extraído:
Homologando, Consoante Item 1 do Capítulo XV do Edital de Abertura de Inscrições nº 01/2023, o Concurso Público para Provimento de Cargos de Professor de Ensino Fundamental e Médio, realizado à vista da autorização governamental exarada no Processo SEGOV-EXP-2022-06195 e Despacho publicado no D.O. de 06/9/2022, com a Classificação Final, em nível Estadual (Lista Geral e Lista Especial), publicada no D.O. de 19/07/2024.
Há sinalização para que as convocações aconteçam no final do mês de agosto, e os trabalhados de organização de chamadas e inserção dos dados dos aprovados no concurso para o sistema SED já vem sendo feito, conforme Portaria de 26 de junho:
Portaria da Coordenadora de 25/06/2024 – Convocação de Reunião de Trabalho
Dispõe sobre a Convocação de Reunião de Trabalho envolvendo os órgãos subsetoriais da Pasta.
A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, tendo em vista o disposto no artigo 12º da Resolução SE 63, de 11-12-2017, expede a presente Portaria:
Artigo 1º – A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – CGRH – convoca os servidores listados para participação de Orientação Técnica sobre o sistema SED – Secretaria Escolar Digital – “CARGOS”, para inclusão dos futuros ingressantes do concurso de Professor de Ensino Fundamental e Médio a ser realizada nos dias 16, 17 e 18/07/2024, no período das 8h00 às 17h00, na EFAPE – Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do estado de São Paulo, rua João Ramalho, 1546 – Perdizes, São Paulo – SP.
Fica demonstrado que o Governo do Estado de São Paulo realmente vai nomear 15 mil professores. Esses professores quando entram na rede precisam ter login e senha na SED, as unidades escolares precisam cadastrar os funcionários nesse sistema, então a Secretaria de Educação vai fazer a formação de funcionários, provavelmente dirigentes ou assistentes de dirigentes, esses, provavelmente, farão a mesma formação nas D.E. convocando todos os Gerentes de Organização Escolar para formá-los. Na unidade escolar toda a questão burocrática envolvendo servidores públicos (folha de frequência, apontamentos, aposentadoria, licença, entre outros…) é responsabilidade do GOE, o Diretor só confere e valida se estiver tudo certo.
Vale observar que com o concurso público já homologado não há como ter interferência na classificação por liminares, alguma ação judiciária só poderia interferir para cancelar o concurso, o que não é o caso, pois para cancelar um concurso público seria preciso algo gravíssimo, como vazamento de provas ou gabaritos, o que não aconteceu com esse concurso em questão.
Outras novidades que forem surgindo divulgaremos aqui no site. Parabéns aos aprovados! Agora vai!