A luta dos Agentes de Organização Escolar pela alteração da data da remoção segue firme, amanhã às 10h terá manifestação em frente à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, na Praça da República, esta manifestação foi organizada pela AFUSE que saiu do sarcófago e decidiu apoiar os AOEs, e a atitude é mais que válida, afinal, essa farsa que estão chamando de remoção é uma afronta aos Agentes de Organização.
Eu não sou filiado a AFUSE, até pensei em me filiar uns meses atrás, mas estava na pandemia e desisti, além de situação pandêmica, existia a difamação em relação ao nome da AFUSE, muitas pessoas dizendo que ela nunca reage e aceita todas os desmandos do governo de maneira pacífica e resignada, um verdadeiro peso morto… Porém eu vou observar melhor, principalmente agora que ela quer tomar a frente na luta pela remoção QAE 2020.
Mesmo não sendo filiado eu vou participar da manifestação, amanhã às 10h estarei em frente à Secretaria de Educação para acompanhar o manifesto. Diferente da primeira manifestação que fui para dar uma força na homologação do concurso de Auxiliar Técnico de Educação, nessa não serei convocado a dar nenhuma palavra, além de não ser filiado, ninguém da AFUSE me conhece, o que não é ruim, estou precisando observar como os outros fazem.
Acredito que se o Governo não fizer um acordo com a AFUSE e fazer o resultado da remoção sair em janeiro, com a troca no mais tardar em fevereiro, isso culminará numa greve, e aí o inacreditável pode acontecer, a primeira greve dos Agentes de Organização Escolar e o que parecia impossível o governo tornará possível.
Recentemente participei duma Live com Carlos Giannazi, Celso Giannazi e também com alguns colegas meus de profissão, para tratar do assunto “farsa da remoção”, e eu observei o chat, na plataforma utilizada para streaming era possível acompanhar o chat, é havia muitas mensagens e palavras de ordem trazendo a mensagem de greve dos AOEs, preste muito a atenção, essa greve realmente está cada vez mais próxima. Alguns dirigentes de ensino estão comentando, e estão preocupados, pois uma greve geral de Agentes de Organização Escolar faz com que o funcionamento das escolas se desmantele. É praticamente impossível tocar as escolas sem os AOEs, pois quem ficar lá terá que tomar de conta da abertura da escola, entrada, intervalo e saída dos alunos, fiscalização de movimentação nos corredores da escola, atendimento telefônico, atendimento da comunidade na guichê, histórico, matricula, transferência de alunos, registro de livro ponto, pagamento de funcionários, organização dos prontuários dos alunos, recebimento de material escolar, entrega de material escolar, controle de logística, abre e fecha de portão, entre outros… Viu, como que o diretor sozinho na escola vai dar conta disso? É impossível, portanto a ideia de greve é uma ameaça real.
Enquanto a greve não acontece, eu no manifesto dar meu total apoio, mesmo não sendo filiado ao sindicato, porém a luta diz a meu respeito e a categoria que pertenço atualmente, e sempre é uma oportunidade de uma nova experiência. Acredito piamente que conseguirem alterar as datas e fazer essa troca de unidade escolar em janeiro de 2021 mesmo.