Muitas pessoas devem estar acompanhando de perto todo esse assunto de abertura ou não das escolas, acredito que não há muito o que discutir as escolas públicas não têm a menor condição estrutural, funcional e orçamentária para bancar um retorno às aulas em meio a pandemia, tudo isso que observo é óbvio, porém em tempos de Governo Doria e Bolsonaro é necessário falar  o banal, pois parece que esse povo é tonto ou se faz de besta.

Numa oportunidade eu falei que quem deveria decidir se a escola abre ou não é o município, por exemplo, mesmo o Doria decretando a abertura das escolas se a prefeitura não aceitar, a escola estadual não abre, consegui essa informação de funcionários ligados ao Governo, então parece ser menos mal, em algumas cidades os funcionários públicos que trabalham em escola podem respirar um pouco mais aliviado, por enquanto, 2021 essa discussão volta à tona, caso não exista tão prometida vacina que o João Doria fica o tempo todo fazendo marketing em cima, ele chegou até comentar que se Bolsonaro desqualificar ou não apoiar a vacina, São Paulo vai bancar a vacina para o país todo, e é engraço isso, pois a vacina nem existe ainda.

Muitos de meus colegas de whats e Facebook que são AOEs trabalham na capital de São Paulo, DE Sul, DE Norte, DE Centro, DE Oeste… Eles aguardam o posicionamento do Bruno Covas, pois caso o prefeito decida por não abrir as escolas municipais automaticamente não abre as estaduais, e nem mesmo as particulares, neste caso em questão a decisão é do município. Eu acredito que se o Bruno Covas decidir pela não abertura, isso frustrará os planos de Doria, pois a maioria das escolas particulares que fazem pressão são da capital de São Paulo, e sinceramente me parece que não vale a pena o governo manter a posição e abrir somente algumas escolas.

Em Diadema ninguém sabe o que vai acontecer, o último posicionamento do Prefeito Lauro Michels foi de que poderia abrir a escola caso recebe auxílio do Governo Estadual e Federal, no que diz respeito a verbas, ele diz não ter dinheiro pra nada, ou seja, a preocupação maior é o dinheiro. Penso que se o prefeito sabe que a cidade está quebrada não há nem que discutir em abrir a escola, tem que mantê-la fechada. Várias cidades do ABC já se manifestaram dizendo que só abrem em 2021, somente Diadema e São Bernardo do Campo estão na indecisão.

É importante observar que a decisão das cidades do ABC podem ser uma resposta ao Doria, na época que começou a flexibilização da economia, o ABC estava, segundo dados no Estado, na tal faixa vermelha, as cidades do ABC solicitaram uma reavaliação para que as 7 cidades pudessem movimentar a economia, pois o ABC depende muito do comércio, teve resposta negativa na época, e só foi liberada a flexibilização econômica quase dois meses depois, portanto eu acredito que estão dando o troco.

Uma coisa é certa a partir da semana que vem as coisas começam a ficarem preocupantes, após o feriado só o que se vai ouvir falar por aí é sobre essas aulas, e não pense o João Doria que os funcionários das escolas particulares estão imunes ao vírus que não estão, nem os funcionários e nem os alunos.

Texto relaionado:
https://colaboraconcursos.com.br/quem-deveria-decidir-pelo-abertura-das-escolas-e-o-municipio/

Deixe uma resposta